Exercícios Para Isolar Os Músculos

Autor: | Ultima Atualização:

Exercícios de isolamento muscular podem ajudar a tonificar seu corpo.

Com a exceção de exibir má forma e assumir riscos desnecessários, não há realmente nenhuma maneira errada de se exercitar. Claro, alguns tipos de exercícios são mais adequados para determinados objetivos, por isso pode pagar para ser aventureiro e tentar novas técnicas de treino no ginásio. Se você faz muito exercício cardiovascular ou exercícios de corpo inteiro, você pode tentar exercícios para isolar seus músculos para uma variedade muito necessária. Isolar os músculos pode oferecer benefícios para determinados objetivos de treino, mas eles não são ideais em todas as situações, então escolha sabiamente.

Problemas de isolamento

Muitos dos movimentos que seu corpo faz tendem a envolver múltiplos músculos trabalhando juntos - seja no curso da vida cotidiana ou em circunstâncias especiais, como esportes. De fato, fisiologistas do exercício tendem a se referir a segmentos corporais como "cadeias" de músculos que causam certos movimentos. Por exemplo, a cadeia posterior, que compreende os músculos de seus glúteos, isquiotibiais, lombar e panturrilhas, se move como uma unidade quando você anda e pula. Pode ser difícil isolar seus músculos, mas você pode fazer isso se se concentrar em movimentos menores que envolvem apenas uma articulação. Estes movimentos mais simples podem ser realizados em todo o corpo, se você souber quais músculos se mover.

Exemplos de exercícios de isolamento

Você pode realizar exercícios para isolar praticamente qualquer músculo do seu corpo. Por exemplo, roscas curtas isolam o bíceps, pois são os únicos músculos necessários para movimentar o braço na articulação do cotovelo. Da mesma forma, você pode isolar seus músculos da panturrilha realizando aumentos de panturrilha em pé. Aqui, apenas a articulação do tornozelo está em movimento, graças inteiramente ao esforço dos músculos da panturrilha. Se você estiver procurando isolar seu abdômen para alguma tonalidade pré-praia, você pode tentar flexões ponderadas, pois esse exercício isola o reto abdominal.

Vantagens de Isolamento Muscular

Exercícios dirigidos por pequenos movimentos podem ser preferíveis a movimentos maiores em certos contextos. Por exemplo, se você quiser ganhar massa muscular, você precisa ter certeza de não queimar tantas calorias quanto você come. Isso garante que você tenha um excedente de calorias ou energia para alimentar o crescimento. Os exercícios de isolamento queimam menos calorias do que os exercícios com múltiplos músculos, de modo que podem limitar sua queima de calorias e permitir que você construa músculos. Além disso, se você tem um músculo particularmente fraco que deseja fortalecer, concentrar-se nesse músculo com exercícios de isolamento pode levá-lo ao nível desejado de força mais rapidamente.

Desvantagens do Exercício de Isolamento

Independentemente dos infomerciais de fim de noite, nenhuma técnica de exercício é perfeita. Exercícios de isolamento têm suas desvantagens; eles são menos eficientes do que exercícios compostos, que trabalham vários grupos musculares simultaneamente. Além disso, se você está querendo perder peso, a baixa taxa de queima de calorias em comparação com os exercícios compostos, como o levantamento terra e o agachamento, é uma desvantagem definitiva. Os exercícios de isolamento também podem ser menos adequados para o treinamento esportivo, porque a maioria dos movimentos atléticos incorpora múltiplos grupos musculares. Assim, os exercícios de isolamento podem não se traduzir também em esportes como exercícios compostos.