Exemplos De Assédio No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Se o seu chefe cria um ambiente consistentemente hostil, pode ser um assédio no local de trabalho.

Assédio no local de trabalho tem definições jurídicas específicas sob as leis federais e estaduais. Embora você possa sentir que seu chefe ou seus colegas de trabalho são rudes e humilhantes ou mesmo intimidadores, a menos que seu comportamento atenda às diretrizes legais, não é assédio no local de trabalho. O assédio no local de trabalho deve estar relacionado a características legalmente protegidas, bem como severo e generalizado o suficiente para constituir um ambiente de trabalho hostil ou deve afetar materialmente seu status de emprego ou benefícios, como promoções, desmotivações ou demissões.

Discriminação

Legalmente, o assédio no local de trabalho é uma forma de discriminação. Ações verbais ou físicas baseadas em sua raça, cor, religião, sexo, nacionalidade ou deficiência constituem assédio no local de trabalho. Outras características legalmente protegidas incluem deficiências físicas e mentais, orientação sexual ou retaliação por suas ações. Quando essas atividades interferem na sua capacidade de realizar seu trabalho com eficácia ou cria um ambiente intimidador ou hostil, é o assédio no local de trabalho.

Assédio sexual

O assédio sexual é um tipo de assédio no local de trabalho. Algumas das ações que podem constituir assédio sexual incluem tocar seu corpo, acariciá-lo ou beliscá-lo, comentando o tamanho de seus seios ou a atratividade sexual de sua figura. Outros exemplos incluem a exibição de pôsteres, calendários ou fotos de natureza sexual, contando piadas de orientação sexual ou enviando e-mails com orientação sexual. Colegas de trabalho e gerentes podem ser responsabilizados por atividades de assédio sexual, porque tais ações criam um ambiente de trabalho hostil.

Raça, Religião e Idade

Outros tipos de atividades de assédio que são de natureza não sexual incluem o uso de nomes ou frases racialmente depreciativos, exibindo imagens que um determinado grupo étnico ou religioso possa achar ofensivo e comentando sobre a cor da pele ou características raciais. Comentários negativos sobre uma determinada religião, crenças religiosas ou falta de crenças religiosas também podem constituir assédio no local de trabalho. Comentários negativos ou depreciativos sobre a idade de um funcionário são considerados assédio se o funcionário tiver idade igual ou superior a 40.

Assédio por um supervisor

As ações tomadas por um gerente ou supervisor devem atender a diretrizes específicas para serem consideradas assédio no local de trabalho. Primeiro, deve haver um delineamento claro das responsabilidades de supervisão; a pessoa deve ser capaz de tomar decisões que possam afetar seu pagamento, condições de trabalho ou status de emprego. Se puder ser provado que lhe foi negada uma promoção por causa de sua raça, religião, sexo, cor da pele ou deficiência, seu supervisor é culpado de assédio no local de trabalho. Se você é mulher e sua empresa lhe paga menos do que um homem que está realizando o mesmo trabalho, isso pode ser considerado assédio no local de trabalho porque é uma forma de discriminação.