Exemplos De Triangulação No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Triangulação pode causar falhas no local de trabalho.

Embora a triangulação funcione bem em programas de crime na TV para localizar pessoas por meio de seus telefones celulares, ela pode ser perigosa no local de trabalho. Qualquer relacionamento de três lados pode se transformar em uma fórmula de dois contra um. Quando mediadores profissionais ou facilitadores estão envolvidos, no entanto, uma triangulação equilibrada pode quebrar os logams, porque dá às pessoas infelizes um ambiente seguro para exprimir preocupações sem medo de retaliação.

Fofoca

Quando um colega de trabalho faz algo escandaloso, você pode não querer falar sobre isso diretamente com ele por medo de parecer intrometido ou crítico. Então, é tentador recorrer à triangulação - você conversa com outro colega sobre o evento para colher detalhes adicionais ou espalhar a história. Esse tipo de comunicação terceirizada destrói as relações de equipe criando uma atmosfera “nós contra ele”, minando a confiança. Afinal, se você disser coisas assim sobre Sam, seus colegas vão se perguntar o que você diz sobre eles pelas costas.

Pré-julgar o chefe

Você acabou de aprender que você está recebendo um novo chefe. Claro que você quer descobrir tudo o que puder sobre ela antes que ela chegue. Outros dizem que ela é muito dura com seus subordinados. Você e suas coortes podem até começar a procurar empregos em outras partes da empresa. Se cair nessa armadilha, você criou um triângulo antes mesmo de entrar. E, se decidir que não vai funcionar, você fará suas próprias previsões se tornarem realidade. Pode haver mais na história. Talvez o novo chefe tenha altos padrões porque quer que seus subordinados tenham sucesso. Se você esperar até que ela chegue e forme sua própria opinião, você poderá ficar agradavelmente surpreso.

O fraco membro da equipe

Quase toda equipe tem uma pessoa cujo conjunto de habilidades é mais fraco que as outras. É fácil reclamar com terceiros sobre esse “elo fraco”, e talvez você até pense que é gentil não expressar críticas diretamente à pessoa em questão. Nada poderia estar mais longe da verdade. Os artistas fracos precisam de feedback honesto, mas gentil. Tente falar diretamente com a pessoa que está lutando. Pergunte a ele como ele está indo com sua parte do projeto e ofereça sua ajuda. Você pode se tornar um mentor instantâneo. Seu projeto será beneficiado e sua angústia diminuirá imensamente.

Assistência de um facilitador

Se você é um chefe e tem dificuldade em obter informações de seus subordinados, é possível que eles acreditem - talvez erroneamente - que você não quer a opinião deles. Ou talvez eles não querem ferir seus sentimentos com feedback negativo. Uma maneira de sair dessa “Terra do Silêncio” é trazer um facilitador de seu departamento de recursos humanos para falar com seus funcionários individualmente e trazer feedback agregado para você, o que lhes dá a garantia de anonimato. Este triângulo, no entanto, é apenas temporário. O papel do facilitador é preencher a lacuna entre você e seus subordinados, e depois se afastar quando tiver uma comunicação direta e produtiva com sua equipe.