Questões Éticas Na Modificação Do Comportamento No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os métodos usados ​​na modificação do comportamento podem afetar o comportamento de outras pessoas no escritório.

A modificação do comportamento é o ato de moldar como seus funcionários se comportam no local de trabalho. A maioria dos gerentes pratica a modificação do comportamento usando o reforço positivo para recompensar aqueles que se destacam. Por exemplo, você pode fornecer um bônus de fim de ano ou aumentar para aqueles que foram acima e além. Avisos e suspensão de emprego são exemplos de modificação de comportamento através de reforços negativos. Se bem-sucedidas, essas técnicas de modificação incentivam ou desencorajam comportamentos no local de trabalho. Questões éticas entram em jogo quando você considera possíveis efeitos adversos da modificação de comportamento em outros funcionários no escritório e sua própria capacidade como gerente de usar o reforço positivo e negativo de forma objetiva.

controle

A ética de controlar os outros talvez seja a preocupação ética predominante da modificação do comportamento no local de trabalho. Quando você realiza uma modificação de comportamento, você está incentivando ou mesmo forçando um funcionário a se comportar de uma maneira que pode não ser normal para ela. Em alguns casos, você pode não ver problemas éticos com modificações. Por exemplo, escrever um funcionário que está sempre atrasado pode não parecer apresentar nenhum problema. Forçar alguém com habilidades especializadas, no entanto, a realizar um trabalho que não é normal para ela pode causar estresse ou ansiedade desnecessários, mesmo que isso beneficie a empresa a curto prazo. Modificação de comportamento deve trazer o melhor em seus funcionários, bem como beneficiar o escritório.

Influenciar

Influenciar o egoísmo ou a concorrência feroz entre os funcionários é uma séria preocupação ética na modificação do comportamento. Esta questão é mais óbvia quando se trata de reforço negativo. Se os funcionários encontrarem você repreendendo ou exultando seus colegas de trabalho por cometerem erros, eles mesmos poderão praticar esse comportamento em seus colegas, considerando-o parte da cultura do local de trabalho. O reforço positivo pode potencialmente causar competitividade contraproducente, criando uma cultura de egoísmo em oposição a altruísmo e trabalho em equipe. Considere recompensar sua equipe como um grupo para compensar esses efeitos adversos.

justiça

Mesmo os gestores mais bem intencionados são capazes de tomar decisões baseadas em favoritismo ou discriminação. Sempre que você punir ou recompensar alguém em seu escritório, considere seus próprios motivos. Pergunte a si mesmo se você está sendo justo. Por exemplo, se você está prestes a recompensar um de seus funcionários com um aumento, compare seu desempenho com o de outras pessoas no escritório para provar que ela realmente se destacou. Se você acha que a decisão não seria justa, pode ser baseada em experiências passadas com pessoas semelhantes ou até mesmo apenas uma preferência por sua personalidade, o que não é relevante para seu desempenho no trabalho.

Perspectivas

Mesmo se você acha que seus métodos para modificação de comportamento são justos, monitore e confronte as perspectivas de outras mulheres no escritório. Se você premiar um funcionário com uma promoção, outros podem sentir inveja ou que você baseou sua decisão no favoritismo. Use reforço positivo e negativo estrategicamente. Em alguns casos, pode ser mais sensato ser discreto sobre recompensar ou punir um de seus funcionários para limitar a quantidade de conversa e as reações negativas que sua decisão possa causar.