
Bolas de tênis novas saltam corretamente e têm uma soneca adequada.
Vasculhando seu armário, você encontra um contêiner de bolas de tênis. Há quanto tempo eles estão lá, você não sabe, mas você decide que é hora de você ter uma sessão de treinos. Uma hora depois, você está na quadra, perplexo com o quão mal você está jogando. Mas tenha coragem - suas habilidades de desvanecimento podem não ser as culpadas. Em vez disso, bolas de tênis envelhecidas podem ser as culpadas.
Bolas Pressurizadas
Os tipos mais comuns de bolas de tênis são embalados em contêineres pressurizados. Os contêineres ajudam a manter a pressão do ar dentro das bolas de tênis, garantindo que elas saltem adequadamente após o contato com a superfície da quadra ou com as cordas de uma raquete. Mas se você quebrar o selo e depois guardar as bolas de tênis, com o tempo o ar se difundirá das bolas de tênis. Mesmo que você não abra um recipiente selado, ainda é possível que o ar vaze lentamente, fazendo com que as bolas de tênis percam a eficácia.
Perda de Pressão
Quando uma bola de tênis perde seu estado pressurizado, ela se torna menos explosiva. O efeito exato que terá no seu jogo depende do seu estilo de jogo. Geralmente, você terá que acertar a bola com mais força para compensar a redução de bounciness. Além disso, a bola de tênis pode não saltar tão alto depois de entrar em contato com o solo ou com uma raquete. Não há tempo padrão para decidir quando jogar fora as bolas de tênis. Geralmente, se você notar uma diferença, é hora de ganhar novas bolas. Além disso, os fabricantes podem ter recomendações específicas, portanto, verifique o contêiner para obter instruções.
Perda de Nap
Dependendo da frequência com que você joga com o mesmo conjunto de bolas de tênis, elas podem começar a perder o cochilo, que é o termo para a penugem fina e peluda na superfície de uma bola. Quanto mais vezes você usa uma bola, mais a soneca desaparece devido ao desgaste. Eventualmente, uma bola de tênis bem usada será muito mais suave do que uma nova bola de tênis, o que pode afetar o modo como a bola de tênis reage quando você a acerta. Isso porque a soneca de uma bola de tênis prende uma camada de ar, e é por isso que uma bola de tênis cai precipitadamente depois que você a atinge com a rotação superior. O termo técnico para o fenômeno é o efeito Magnus, e sem um cochilo apropriado, uma bola de tênis pode não cair corretamente. O cochilo também afeta como a bola reage à superfície da quadra.
Problema
O problema de brincar com bolas de tênis envelhecidas é a falta de consistência. Você não quer desenvolver, por exemplo, um estilo de serviço que depende do uso de uma bola de tênis, apenas para descobrir durante um jogo que seu saque não funciona tão bem com bolas de tênis novas. Em outras palavras, praticar com novas bolas de tênis ajuda a garantir que seu estilo de jogo permaneça relevante para as situações reais do jogo. Por esta razão, é sempre melhor usar um novo conjunto de bolas de tênis antes de praticar ou jogar um jogo.
Bolas de tênis sem pressão
Também é possível jogar com bolas de tênis sem pressão, embora você possa notar uma diferença entre elas e as tradicionais bolas de tênis. A vantagem das bolas de tênis sem pressão é que elas não têm pressão a perder, o que significa que elas permanecem consistentes. Mas a desvantagem é que voltar para as bolas pressurizadas mais tarde pode acabar com o seu jogo. Além disso, as bolas sem pressão podem perder sua soneca, como qualquer outra bola. Se não tiver certeza de que tipo de bolas usar, teste diferentes marcas ou peça conselhos a um instrutor de tênis.




