Deveres De Um Hepatologista

Autor: | Ultima Atualização:

As vacinas podem limitar drasticamente o efeito da hepatite e outras doenças do fígado.

Alguns médicos oferecem cuidados médicos primários, vendo um paciente regularmente a longo prazo e tratando doenças à medida que aparecem. Outros se especializam em graus variados, concentrando-se em uma parte da anatomia, um grupo de doenças relacionadas ou um grupo específico de pacientes. Hepatologistas estão entre os especialistas; eles concentram sua atenção em doenças e condições do fígado. É uma área restrita de prática com deveres específicos.

Avaliação e Diagnóstico

Os pacientes geralmente procuram um hepatologista porque o médico da família suspeita de uma condição relacionada ao fígado. O hepatologista geralmente fará um exame físico e entrevistará o paciente, procurando por possíveis fatores de risco. O consumo pesado ou prolongado de álcool pode danificar o fígado e, assim, alguns remédios controlados ou combinações de drogas. A hepatite em suas várias formas é uma das principais doenças do fígado, perigosa tanto por si mesma quanto como um gatilho para o câncer de fígado. Um hepatologista pode solicitar exames de sangue, uma biópsia ou outros procedimentos de teste para ajudar no diagnóstico.

Tratamento

Os hepatologistas tratam doenças do fígado de várias maneiras. Eles tratam a hepatite C, que é causada por um vírus, com medicamentos antivirais. Outras versões da hepatite são menos graves e geralmente requerem apenas terapias de acompanhamento e suporte, como o controle da dor. Eles podem aconselhar os pacientes a fazer mudanças no estilo de vida. Por exemplo, eles podem aconselhar os pacientes com danos no fígado de qualquer causa a parar de beber álcool para aliviar a tensão desnecessária no fígado. Em casos extremos, se o fígado estiver seriamente danificado por drogas, álcool ou doença, um hepatologista pode recomendar um transplante.

Transplante de fígado

Os hepatologistas não são cirurgiões e não realizam transplantes. No entanto, quando os pacientes têm pouca esperança de melhora ou sobrevivência por meio de outras terapias, um hepatologista pode recomendá-los para o transplante. Alguns transplantes usam uma porção do fígado de um doador compatível, enquanto outros tomam um fígado inteiro ou parcial de um doador falecido. O hepatologista fornece ao paciente terapia de suporte antes da cirurgia e examina possíveis doadores. Após a cirurgia, um hepatologista monitora a condição do paciente por anos, fornecendo medicamentos adequados e treinamento de estilo de vida para promover a saúde do fígado do paciente.

Carreira

Um hepatologista aspirante começa da mesma base que qualquer outro médico, ganhando um grau pré-médico de quatro anos e passando mais quatro anos na faculdade de medicina. Na graduação, o recém-formado médico passa três anos em uma residência de medicina interna praticando medicina geral. Em seguida vem uma bolsa de três anos em gastroenterologia, especializada em doenças e condições do trato digestivo e seus órgãos de suporte. Finalmente, há uma bolsa de subsegialidade de um ano em hepatologia. Cada estágio de residência e treinamento de companheirismo tem conjuntos correspondentes de exames do conselho, administrados pelo Conselho de Medicina Interna.