O yoga de Bikram beneficia muitos aspectos da saúde geral do corpo.
O yoga de Bikram beneficia todo o corpo, tanto dentro como fora. A série de poses de ioga 26 da prática e exercícios respiratórios distintos, realizados em uma sala aquecida a pelo menos 105 graus Fahrenheit, podem reduzir os efeitos de muitas aflições e condições enquanto melhoram a postura, a flexibilidade, a força e o equilíbrio musculares. Além desses benefícios físicos, o yoga Bikram também pode reduzir o estresse e aumentar a clareza mental.
Bikram Yoga e Aptidão Física Geral
De acordo com um estudo conduzido pela Colorado State University, os participantes que fizeram Bikram yoga três vezes por semana durante oito semanas aumentaram a flexibilidade das costas, isquiotibiais e dos ombros, aumentaram a força de levantamento de peso e diminuíram a gordura corporal em comparação com os participantes que não fizeram Bikram yoga durante o estudo.
Benefícios do calor
Durante uma aula de yoga Bikram, os quartos são aquecidos a pelo menos 105 graus Fahrenheit com um nível de humidade de cerca de 60 por cento. Estas condições de sauna justificam a transpiração excessiva, o que ajuda a aumentar a flexibilidade. Diz-se que a transpiração excessiva elimina toxinas no corpo. O calor intenso também aumenta o ritmo cardíaco, fazendo com que todo o corpo trabalhe mais para completar uma sessão de 90 minutos. O calor também é dito para limpar a mente, permitindo relaxamento completo e respiração melhorada.
Saúde Cardiovascular
Yoga, incluindo Bikram Yoga, aumenta a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, o ritmo cardíaco em repouso e colesterol, e retardando a progressão da aterosclerose. O componente meditativo da ioga, presente nos exercícios de respiração do Bikram Yoga, pode ajudar a estabilizar o endotélio, o revestimento dos vasos sangüíneos. A irritação do endotélio é frequentemente causada por estresse e é um importante fator contribuinte para a doença cardiovascular. A meditação e a respiração profunda nas práticas de yoga, incluindo o ioga Bikram, podem reduzir os hormônios do estresse no corpo e reduzir o risco de derrame ou ataque cardíaco.
Dor nas costas crônica
Um estudo conduzido pela Cooperativa de Saúde do Grupo HMO de Seattle descobriu que as pessoas que praticam ioga têm melhorias maiores e mais duradouras com dor nas costas crônica do que as pessoas que dependem de outras terapias sozinhas. Muitas das poses 26 da Bikram Yoga aumentam a flexibilidade e a força das costas, incluindo as poses de Standing Bow, Half Moon, Standing Head to Knee, Triangle, Tree e Cobra.
Açúcar Sanguíneo
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Nova Délhi descobriram que os diabéticos que praticavam regularmente yoga tinham um controle de açúcar no sangue mais saudável do que aqueles que não praticavam ioga. As posturas Half Tortoise, Rabbit, Head to Knee e Separated Leg Head to Knee em Bikram Yoga são supostamente capazes de oferecer resultados semelhantes para pacientes com diabetes.
Respiração
Um estudo da 2009 realizado por pesquisadores da Christian Medical College descobriu que poses de yoga e exercícios respiratórios melhoraram o funcionamento pulmonar em pacientes com asma. Posições de ioga de Bikram que esticam os pulmões podem ter o mesmo efeito, como o Half Tortoise e Standing Bow.