Técnicas De Higiene E Banho Para Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Banhar seu cão regularmente ajudará a manter seu pêlo e pele saudáveis.

Se você gosta de manter seu cão olhando o seu melhor, mas não quer pagar centenas de dólares a cada ano em taxas profissionais, não tenha medo! Pode ser mais fácil do que você imagina aprender algumas técnicas simples de higiene e banho que você pode usar em casa.

Escovar

Escovar o pêlo do seu cão diariamente é muito importante para controlar o derramamento. Ao escovar o seu cão, escove sempre na direção do crescimento do cabelo, começando na cabeça e descendo pelo pescoço, ao longo das costas e depois pelas pernas. Para cães com pêlos curtos ou grossos, use uma escova de cerdas com cerdas estreitamente espaçadas - cães com pêlos mais longos podem necessitar de uma escova com cerdas mais espaçadas. Se o seu cão tem cabelo médio a longo ou se ele tem um pêlo encaracolado, uma escova de pinos pode ser uma opção melhor. Pincéis Slicker podem ser usados ​​em qualquer cão para remover os tapetes, embora o tamanho do pincel deva ser determinado pelo tamanho do cão.

Aparar Peles

Aprender a aparar o pêlo do seu cão pode ser complicado porque os casacos de diferentes raças crescem de maneiras diferentes. A melhor maneira de aprender a aparar a pelagem de sua raça particular é pedir ao seu ajudante para mostrar como ele faz isso. Em muitos casos, aparar o pêlo de um cão requer o uso de tesouras e cortadores elétricos. Use as tiras para aparar cuidadosamente a pele ao redor dos olhos, orelhas e pés do seu cão. A tesoura pode ser usada para aparar o pêlo nas pernas, nas costas e no estômago do seu cão - a lâmina que você selecionar para a tesoura determinará o comprimento do pêlo.

Limpeza de Orelhas

Se já não estiver, limpar as orelhas do seu cão deve se tornar parte de sua rotina regular de cuidados pessoais. Embora raças com orelhas eretas sejam menos propensas a desenvolver infecções de ouvido, cães com orelhas longas ou de abano requerem limpezas frequentes para evitar que as orelhas fiquem muito úmidas e abriguem bactérias infecciosas. Para limpar adequadamente as orelhas do seu cão, esprema algumas gotas de solução de limpeza da orelha do cão no canal auditivo e massageie a base da orelha para distribuir a solução. Limpe qualquer cera ou descarga com uma bola de algodão limpa e certifique-se de remover qualquer excesso de solução de limpeza da orelha também. Limpe as orelhas do seu cão semanalmente para evitar infecções e evite molhar as orelhas durante o banho.

Toenails Clipping

Quando você não sabe o que está fazendo, pode ser muito perigoso cortar as unhas do seu cachorro. Se você olhar atentamente para as unhas do seu cão, poderá ver uma área mais escura perto da base da unha - este é o rápido, o suprimento de sangue para a unha. É possível cortar o rápido se você é inexperiente no corte de unhas do seu cão e, se você fizer isso, pode resultar em dor e sangramento excessivo. Antes de começar a cortar, peça ao seu veterinário ou a um profissional para lhe mostrar como e não se esqueça de usar o cortador de unhas projetado especificamente para cães. Mesmo depois de aprender o procedimento adequado, é aconselhável manter um pouco de pó para parar o sangramento, caso você o corte rápido.

Banho

Banhar seu cão regularmente ajudará a manter a pele e o pêlo saudáveis, mas banhá-lo com muita frequência pode ressecar a pele, causando coceira e irritação. A frequência com que você banha seu cão dependerá do comprimento e do tipo do casaco, bem como do nível de atividade dele - cães que passam muito tempo ao ar livre tendem a ficar mais sujos e casacos longos ou cacheados podem exigir banhos mais freqüentes para evitar emaranhados . Ao banhar seu cão, use sempre água morna e xampu especializado para cães. Shampoos humanos geralmente contêm corantes e perfumes que podem irritar a pele do seu cão. Durante o banho, evite molhar as orelhas e os olhos do cão porque o excesso de umidade nessas áreas pode levar à infecção.