O Estoque Preferencial Aprecia Em Valor?

Autor: | Ultima Atualização:

As ações preferenciais oferecem opções de investimento potencialmente lucrativas.

As ações preferenciais prometem um pagamento em dinheiro anual fixo, mas não têm o potencial de lucro quase ilimitado das ações ordinárias. No entanto, as ações preferenciais vêm em vários sabores. Dependendo dos direitos legais que acompanham as ações preferenciais, elas podem fornecer valorização de preço e um fluxo de caixa fixo considerável.

Noções básicas sobre ações preferenciais

As ações preferenciais dão direito ao titular a um pagamento em dinheiro anual fixo; a este respeito, eles são mais semelhantes aos títulos do que ações ordinárias. Embora os pagamentos de títulos constituam uma obrigação legal, no entanto, o conselho de administração da empresa pode suspender indefinidamente os pagamentos aos acionistas preferenciais. A boa notícia é que, quando a crise financeira passar ea empresa voltar a pagar aos seus acionistas, todos os pagamentos perdidos em ações preferenciais devem ser honrados antes que os acionistas comuns possam receber qualquer coisa. Caso a empresa seja dissolvida devido a dificuldades financeiras, todo o dinheiro que sobrar após o pagamento dos credores vai para os acionistas preferenciais antes que os acionistas ordinários sejam pagos.

Variação da taxa de juros

Embora o montante máximo que os acionistas preferenciais possam receber na forma de dividendos seja fixado pelo prospecto - o documento legal emitido junto com o estoque - o estoque preferencial pode ser apreciado por muitas razões. Primeiro, à medida que as taxas de juros caem, o preço das ações preferenciais tende a subir. Se os bancos pagam 5 por cento por ano em depósitos, por exemplo, ações preferenciais emitidas por corporações seguras e confiáveis ​​também teriam que render muito; ambos os investimentos resultam no mesmo fluxo de receita com pagamentos em dinheiro uma vez por ano. Uma ação preferencial com um dividendo anual de $ 5 valeria $ 100, pois isso resulta em um rendimento anual de 5 por cento. Se as taxas bancárias caíssem para 2.5 por cento, o preço da ação subiria para $ 200. Afinal, para um pagamento anual de $ 5 corresponder a 2.5 por cento do investimento inicial, o preço da ação teria que ser $ 200; 2.5 por cento de $ 200 faz $ 5.

Cláusulas de conversão

As ações preferenciais podem se valorar mesmo sem uma flutuação nas taxas de juros, se elas forem permutáveis ​​em ações ordinárias. Se o prospecto conferir aos detentores de ações preferenciais o direito de trocar cada uma de suas ações por um número fixo de ações ordinárias, um aumento no preço das ações ordinárias resultaria também na valorização das ações preferenciais. Uma negociação de ações preferenciais a $ 100 pode ser trocada em cinco ações ordinárias, por exemplo. Se cada ação ordinária estiver sendo negociada a $ 18, a troca não faz sentido financeiro. Quando o preço de uma ação ordinária for superior a $ 20, no entanto, cada ação preferencial valerá mais que $ 100, pois os acionistas poderão convertê-las em cinco ações ordinárias e vendê-las por um total de mais de $ 100.

Disposições de chamadas

Muitas ações preferenciais são exigíveis pelo emissor. Em outras palavras, a empresa emissora pode pagar uma quantia predeterminada de dinheiro por cada ação preferencial e comprá-las de volta a seu critério. Isso permite que a empresa pare de fazer pagamentos anuais em dinheiro e é um direito que as empresas tendem a usar quando têm muito dinheiro à mão. No entanto, o prospecto quase sempre obriga o emissor a pagar mais do que o valor original, também conhecido como valor de face, de cada ação para comprá-los de volta. Quando os emissores ativam a cláusula de chamada e compram as ações de volta, os acionistas preferenciais geralmente registram um lucro, pois tendem a obter mais pelas ações do que pagaram para adquiri-las.