
A acumulação de patrimônio líquido pode mantê-lo financeiramente saudável.
Seu patrimônio pessoal e pontuação de crédito são, talvez, os dois números mais importantes que medem sua saúde financeira. Embora possa ser difícil calcular o seu valor pessoal, a sua pontuação de crédito é de fácil acesso e interpretação. Os dois estão correlacionados em que indivíduos com alto patrimônio líquido tendem a ter maior pontuação de crédito. Para calcular sua pontuação de crédito, no entanto, as agências de classificação usam outros valores além do patrimônio líquido.
Patrimônio Pessoal
O patrimônio líquido pessoal é igual à soma de todos os seus ativos, menos todos os seus passivos. Embora a fórmula seja simples, colocar um valor em dólares nos ativos pode ser bastante difícil. Uma fazenda familiar em uma área remota com poucas propriedades próximas pode ser quase impossível de avaliar com precisão até que você a coloque à venda. Da mesma forma, você pode assumir que as antiguidades herdadas de seus avós valem uma fortuna - até que um avaliador lhe diga que elas valem quase nada. Os passivos são mais fáceis de rastrear porque eles geralmente carregam um valor em dólar.
Pontuação de crédito
Sua pontuação de crédito é um valor numérico que avalia sua credibilidade. Quanto maior sua pontuação de crédito, maior a probabilidade de honrar suas obrigações de pagamento. Uma alta pontuação de crédito significa, portanto, um menor risco de inadimplência para a instituição que lhe empresta dinheiro. Consequentemente, aqueles com pontuações mais altas tendem a ter mais facilidade em obter empréstimos. Eles também são cobrados menores taxas de juros para hipotecas residenciais, empréstimos de carro e outros tipos de crédito. É importante ficar de olho em sua pontuação de crédito e tomar medidas para aumentá-lo, fazendo pagamentos atempados e mantendo dívidas gerenciáveis.
Calculando sua pontuação de crédito
Seu patrimônio pessoal não afetará diretamente a sua pontuação de crédito, uma vez que não é uma das entradas numéricas usadas no cálculo. Em vez disso, sua pontuação de crédito é determinada pela pontualidade de seus pagamentos de dívida, quanto você deve no total, como você procurou ativamente novos empréstimos no passado recente, que tipos de empréstimos que você carrega e quão longe seu histórico de crédito vai.
Aplicações líquidas de valor e empréstimo
Embora seu patrimônio pessoal não tenha impacto direto na sua pontuação de crédito, seus ativos e passivos ainda podem ter um papel importante em sua capacidade creditícia. Ao solicitar um empréstimo à habitação, por exemplo, o banco ou instituição de crédito pode pedir-lhe para listar os seus ativos, bem como as suas responsabilidades. Alguns bancos calculam seu patrimônio líquido e outros usam fórmulas proprietárias, cujos resultados imitam muito seu patrimônio líquido. Os ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro importam mais do que ativos que levariam algum tempo para serem vendidos em caso de necessidade financeira. Ações e títulos, por exemplo, podem ajudá-lo a se qualificar para um empréstimo, enquanto seu mobiliário antigo não pode.




