
O pêlo branco e o nariz rosado desta torta de cutie a deixam mais propensa a queimaduras solares.
Oh, Sr. Sun: não podemos viver sem ele, mas ele com certeza pode causar algum dano se nos aquecermos em sua luz por muito tempo. Gatos não são diferentes. Mesmo estando cobertos de pêlo, eles ainda podem ser afetados pelos raios poderosos do sol. Mantenha seu amigo peludo protegido.
Tipos de queimaduras solares em gatos
Queimaduras solares são também conhecidas como dermatite solar. Os gatos podem sofrer uma queimadura de espessura parcial superficial, que é o tipo mais comum de queimadura solar. Este tipo de queimadura é semelhante a uma queimadura de primeiro grau e envolve apenas a camada superior da pele. A pele parecerá avermelhada e provavelmente ficará dolorida ao toque, por isso, se um gatinho com esse tipo de queimadura for tocado e expressar que ela não está tão feliz, é porque está com dor. Queimaduras do sol!
Uma queimadura de espessura parcial profunda é rara e é mais severa. Pode haver bolhas, embora não seja comum. A queimadura pode viajar além da primeira camada da pele. A pele de Kitty ficará muito vermelha e cuidados veterinários serão necessários. Além deste tipo de queimadura, vem a queimadura de espessura total. Esta queimadura se estende a todas as camadas da pele e pode continuar no tecido. Uma aparência de couro pode resultar após a queimadura e também não é incomum para a própria queimadura aparecer na cor branca.
Prevenção de queimaduras solares
Se você tem um gato branco (especialmente aqueles cuties com narizes e orelhas cor de rosa), um gato de cor clara ou um gato sem pêlos, tome cuidado extra. Estes gatos são super-sensíveis ao sol e se eles ficarem muito, a terrível queimadura solar pode facilmente se apresentar. É melhor protegê-los, mantendo-os dentro de casa e deixando-os desfrutar do ar livre de dentro para fora. Se o seu gato sair, aplique filtro solar, especialmente nas áreas cobertas por menos cabelo. As queimaduras repetidas colocam um gato em maior risco de desenvolver câncer de pele, semelhante aos seus amigos humanos. Gatos brancos têm um risco ainda maior.
Cuidado com queimaduras superficiais
Se o seu gatinho exibir sinais de queimaduras solares, será necessário um cuidado extra e muito TLC. Para queimaduras superficiais de espessura parcial, você precisará da ajuda do veterinário da Kitty. O cabelo pode precisar ser raspado para que o veterinário possa ficar de olho na saúde do seu gato e no progresso da cicatrização da pele. A área será cuidadosamente limpa e um tratamento tópico será aplicado para acalmar a pele e ajudar na cicatrização. A sulfadiazina de prata é uma pomada comum usada para tratar a queimadura. O veterinário provavelmente mandará Kitty para casa para ficar com você durante esse período e lhe dará instruções sobre os cuidados necessários.
Tratar uma queimadura de espessura parcial profunda
Espero que seu precioso amigo nunca tenha que suportar isso em sua vida, mas se o evento infeliz surgir, a hospitalização será necessária. Ela precisará de um soro para transferir fluidos com eletrólitos essenciais para sustentá-la. Os gatos nessa condição podem sentir tanta dor que se recusam a comer ou beber. A equipe de veterinários manterá um olhar atento sobre sua condição e manterá suas feridas limpas. Mudanças diárias de bandagem e aplicação de pomada serão necessárias.




