Os Gatos Sentem A Perda De Um Dono?

Autor: | Ultima Atualização:

Seus amigos peludos também têm sentimentos.

Apesar de suas reputações independentes, duras e estóicas, os gatos são criaturas altamente emocionais e sensíveis. Eles se apegam a pessoas, lugares e coisas, e também são animais muito orientados para a rotina. Quando um felino experimenta a perda de um dono amado, estresse severo, ansiedade e confusão são reações muito típicas.

Sinais indicadores

Gatos sofrem de uma maneira que é muito perceptível. Algumas reações típicas à perda de um dono incluem tentativas de fuga, perda de apetite, problemas com a caixa de areia, incapacidade de dormir normalmente, esconder, pulverização de urina, vocalização freqüente, inquietação, limpeza excessiva, tremores, perda de interesse em brincadeiras e brinquedos e procurando implacavelmente pela pessoa desaparecida. Se você notar qualquer um desses padrões comportamentais dolorosos em um gatinho, ela de fato está de luto pela ausência de seu dono. Ela provavelmente está confusa, nervosa e solitária e não entende por que sua pessoa favorita não está voltando.

Outros casos

Em outros casos, um gato pode simplesmente se comportar como se nada tivesse mudado. O processo de luto dos felinos é realmente uma questão caso a caso, dependendo do temperamento e das circunstâncias individuais. Alguns gatos continuarão com suas rotinas diárias como se nada tivesse acontecido. Nestes tipos de situações, o desconhecimento pode ser verdadeiramente uma felicidade.

Suporte

Quando o mundo de um felino é virado de cabeça para baixo pela perda, a única coisa que você pode fazer para ajudar é apoiá-la e estar lá para ela - não muito diferente de um humano. Tente manter a rotina do gatinho doce, tanto quanto possível. Gatos são, simplesmente, não fãs de mudança, então quanto mais estável você puder manter as coisas, melhor. Brinque com seu gato para ajudá-lo a desabafar e focar seu cérebro. Permita que ela durma com uma das posses de seu dono - digamos, um moletom - para que ela possa sentir o cheiro dele. Conforto é fundamental.

Atenção médica

Se um gato de luto está se recusando a dormir ou comer por um longo período de tempo, procure atenção veterinária o mais rápido possível. As mudanças de comportamento também podem ser uma indicação de uma condição de saúde subjacente. Além disso, quando os gatos estão especialmente ansiosos, solitários e nervosos, muitas vezes se manifesta em sinais físicos - pense em lesões, feridas e perda de pelo devido ao excesso de higiene.