Diferença Entre Especulação E Investimento

Autor: | Ultima Atualização:

Os investimentos são caracterizados por uma abordagem mais empresarial do que a especulação.

Os termos "especular" e "investimento" são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas são abordagens muito diferentes para a compra de produtos de investimento. Especular é mais um método de negociação psicológica, em que um comprador de ações ou outros produtos faz suas compras com base em sentimentos ou sentimentos do mercado. Investir tipicamente significa que o comprador usa dados quantitativos e factuais para tomar decisões.

Base

Os especuladores às vezes são chamados de "jogadores glorificados", porque suas decisões de investimento são baseadas mais em palpites e sentimentos. Eles geralmente analisam as tendências do mercado e tentam comprar ações à medida que avançam. As decisões de investimento são baseadas mais no estudo de relatórios financeiros da empresa, opiniões de analistas, declarações de direção futura e a competência da liderança da empresa. Os investidores, por outro lado, consideram fatores como a relação entre os lucros e o preço das ações, o fluxo de caixa e a dívida de longo prazo para analisar as decisões.

Orientação no tempo

Especular é tipicamente um esforço de curto prazo para obter lucros rápidos, enquanto os investimentos são destinados a lucrar por um longo período de tempo. Os especuladores procuram negociar no impulso do mercado e jogar fora os padrões psicológicos de curto prazo que levam as pessoas a comprar ou vender coletivamente. Os investidores adotam uma abordagem mais empresarial para investir, tentando comprar ações que são derrotadas ou disponíveis a um preço com desconto. Ao analisar dados financeiros e outras características da empresa, o investidor de longo prazo projeta um forte crescimento futuro para a empresa e para o estoque.

Renda vs. Lucro

Especular é considerado como uma busca de lucros, enquanto o investimento é mais frequentemente considerado uma busca de renda ao longo do tempo. Isso faz com que a busca de dividendos ou receita de juros seja uma variável chave para determinar se alguém está especulando ou investindo. Um especulador compra uma ação com uma esperança primária de que o preço da ação aumente rapidamente para que ele possa vender e lucrar a diferença. Um investidor compra uma ação buscando obter dividendos e, eventualmente, ver o crescimento dos preços das ações. Ele também compraria títulos e produtos com juros para uma renda de longo prazo.

Risco vs. Retorno

Comparar os riscos de um investimento com retornos potenciais é um elemento tanto de especulação quanto de investimento. Os especuladores gastam menos tempo analisando riscos e tendem a enfatizar oportunidades de lucros rápidos. O autor e analista financeiro Benjamin Graham aponta que os investimentos exigem cuidadosa consideração de segurança e retornos satisfatórios. Em outras palavras, a maioria dos investidores compra produtos que equilibram riscos mínimos com retornos razoáveis.