Cristais Em Gatos Machos Castrados

Autor: | Ultima Atualização:

Esforço na caixa de areia pode significar que seu amigo peludo tem uma obstrução urinária.

Gatinhos machos, castrados ou não, podem sofrer cristais na urina, embora cristais ocorrem com mais frequência nas fixas. Cristais na urina são perigosos para gatos, causando infecção e incapacidade de urinar. Eles exigem cuidados veterinários e diagnóstico para tratar adequadamente.

Neutering e Crystals

Enquanto no passado muitos veterinários acreditavam que a castração de um gatinho estreitava sua uretra, isso realmente não é o caso, de acordo com um artigo de 2005 publicado em " Clínicas Veterinárias da América do Norte: Práticas de Pequenos Animais ". Ambos os gatinhos castrados e não castrados naturalmente possuem uretras muito estreitas que podem facilmente ficar bloqueadas por cristais que se formaram na urina, mais facilmente do que nas fêmeas. Os gatinhos castrados tendem a ter infecções urinárias mais freqüentes do que os não castrados. Essas infecções urinárias levam à inflamação da bexiga conhecida como cistite e à formação de cristais na urina, segundo o site VetInfo. Esses cristais podem tapar sua uretra se ficarem presos quando ele urinar. Isto então leva a um acúmulo de urina em sua bexiga, uma situação potencialmente fatal que requer atenção veterinária imediata.

Tipos de Cristais

Os dois tipos mais comuns de cristais, também conhecidos como cálculos urinários, no bexiga são estruvita e oxalato de cálcio, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Em geral, gatinhos machos castrados tendem a sofrer mais com cristais de oxalato de cálcio do que os de estruvita. Na verdade, eles são menos propensos a cristais de estruvita do que gatinhos femininos, de acordo com um artigo publicado na edição de fevereiro de 1996 do "Journal of American Veterinary Medical Association". Enquanto os cristais de estruvita podem ser tratados e prevenidos através de mudanças na dieta, os cristais de oxalato de cálcio podem requerer a remoção cirúrgica em alguns casos. Para ajudar a evitar os dois tipos de cristais, forneça água fresca para o seu amigo peludo para ajudar a eliminar quaisquer químicos e bactérias que possam levar à formação desses cristais na urina.

Visiting the Vet

Se você suspeitar seu amigo peludo está sofrendo de cristais em sua urina, uma condição conhecida como urolitíase, trazê-lo ao veterinário para um exame. Sinais de cristais na urina incluem esforço na caixa de areia, sangue na urina, choro ao urinar ou micção mais freqüente do que o habitual, de acordo com a Clínica Veterinária de Bay Park. Ele também pode começar a urinar fora de sua caixa de areia, o que é incomum para gatinhos machos castrados, porque eles geralmente não tendem a pulverizar a urina como os machos intactos. Seu veterinário lhe dará um exame físico e realizará uma análise de urina para testar a presença e o tipo de cristais na urina, juntamente com quaisquer infecções da bexiga presentes. Ela pode prescrever antibióticos em alguns casos e se houver suspeita de obstrução, ela provavelmente irá hospitalizar seu gatinho para administrar fluidos intravenosos e cateterizar seu amigo peludo para limpar a obstrução.

Considerações

Castração precoce, realizada entre 7 e 8 semanas de idade já foi pensado para ser uma causa de cristais na urina de gatinhos castrados, mais tarde na vida. No entanto, este não foi o caso, de acordo com a Namcha Home for Wayward Animals. Os benefícios da esterilização superam os riscos, evitando ninhadas indesejadas de gatinhos e problemas comportamentais. Para desencorajar a formação de cristais na urina de seu filho castrado, forneça a ele tentadoras fontes de refresco, como uma fonte de animal de estimação, para atrair seu interesse e mantê-lo bebendo bastante água fresca. Alimentos enlatados contém uma grande quantidade de água, até 80%, o que pode ajudar seu amigo peludo a obter a água que precisa em sua dieta para diluir adequadamente sua urina, recomenda o site do petMD. Consulte o seu veterinário para ver se uma dieta de prescrição para ajustar o pH de sua urina também pode ser necessária para o seu gatinho, dependendo dos tipos de cristais que ele sofre.