
Muito potássio no sangue pode causar sérios problemas cardíacos.
Todos os adultos devem receber 4,700 miligramas de potássio por dia, de acordo com o Instituto de Medicina. O potássio é um mineral que ajuda as células a funcionar adequadamente e funciona com o sódio que você ingere para manter a pressão arterial baixa. Embora a OIM não liste uma quantidade de potássio perigosamente alta, ela adverte que tomar muito dela através de suplementos pode causar sérios problemas de saúde.
Hyperkalemia
Se você ingerir mais potássio do que os rins podem eliminar, você pode desenvolver potássio elevado no sangue ou hipercalemia. Isso raramente acontece apenas com dieta, então não tenha medo de bananas e batatas, mas se você tomar diuréticos, mega-doses de suplementos de potássio, inibidores da ECA ou certos antibióticos, você pode estar em um risco maior de hipercalemia, de acordo com a dieta. Instituto Linus Pauling. Casos graves podem ser fatais, então fale com o seu médico se você acha que pode ter altos níveis de potássio.
Sintomas comuns
Muitas pessoas com potássio sangüíneo moderadamente elevado não apresentam nenhum sintoma perceptível, tornando-se uma condição difícil de diagnosticar. Se você tem muito potássio no sangue, você pode experimentar uma grande variedade de efeitos colaterais. Alguns são apenas desagradáveis, como diarréia, dor de estômago e náusea, mas hipercalemia grave pode levar a sintomas mais alarmantes, incluindo problemas neurológicos e musculares, formigamento das mãos e pés, fraqueza muscular ou paralisia temporária.
Problema cardíaco
O excesso de potássio pode causar sérios problemas cardiovasculares. Algumas pessoas com altos níveis de potássio desenvolvem um ritmo cardíaco lento ou irregular, também chamado de arritmia cardíaca. Seu médico pode diagnosticar isso fazendo um teste de ECG ou eletrocardiograma. A arritmia cardíaca é a complicação mais grave da hipercalemia, porque pode levar à parada cardíaca. Mesmo casos leves de hipercalemia podem levar a irregularidades na frequência cardíaca, de acordo com pesquisadores que publicaram um estudo no "International Journal of Cardiology" no 2010, portanto, se você sentir palpitações ou outras anormalidades, faça uma checagem.
Fraqueza Muscular e Paralisia
Outra condição alarmante que o excesso de potássio pode causar é uma fraqueza muscular súbita. Em 2010, um grupo de médicos publicou um relato de um paciente com hipercalemia no "American Journal of Medicine". Ele estava sentindo fraqueza e não conseguia mover nenhuma das pernas. Depois de executar uma série de testes, eles descobriram que ele tinha anormalmente alto potássio no sangue, o que estava causando paralisia. Os pesquisadores concluíram que o diagnóstico precoce e o tratamento imediato da hipercalemia podem reverter a paralisia e a fraqueza muscular e possivelmente salvar vidas.




