Engenheiro Quimico Vs. Engenheiro Petrolífero

Autor: | Ultima Atualização:

Os engenheiros de petróleo projetam sistemas para extração e processamento de petróleo e gás.

A refinaria de petróleo média parece algo saído do sonho febril de um encanador, então pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando você visualiza suas opções de carreira. No entanto, a produção de petróleo e outras formas de produção pesada são cruciais para a economia internacional e oferecem carreiras lucrativas e desafiadoras. Como engenheiro químico ou de petróleo, você terá a oportunidade de lançar novos produtos no mercado, melhorar os processos de fabricação ou encontrar maneiras de reduzir o impacto do setor no meio ambiente.

Engenharia Química

Alguns ramos da engenharia são todos sobre o resultado final, como uma ponte que fica parada ou um chip de computador menor e mais rápido. Quando você é engenheiro químico, é mais sobre os processos que levam a um resultado específico. Você projetaria e refinaria os processos de fabricação de qualquer coisa, de alimentos a maquiagem e plásticos, e você poderia trabalhar em pesquisa pura ou quase qualquer ramo da indústria pesada. Você precisa ter uma forte compreensão da biologia e da física, bem como da química, porque o seu trabalho pode incluir o projeto de sistemas de contenção de produtos químicos cáusticos ou a avaliação de quão perigosos eles são para as criaturas vivas. O descarte de resíduos e a conformidade ambiental são grandes partes do trabalho.

Engenharia de petróleo

Engenharia de petróleo tem um foco mais estreito. É tudo sobre a extração, refinamento e transporte dos produtos petrolíferos que alimentam a economia mundial. Você pode escolher entre várias especialidades no campo. Se você é engenheiro de perfuração, está concentrado na logística de colocar os poços. Como engenheiro de reservatórios, você encontra maneiras de extrair mais do óleo de cada poço. Os engenheiros de produção executam as operações do dia-a-dia, gerenciando custos e mantendo o bem rentável. Você também pode projetar refinarias ou subsistemas de refinarias, aperfeiçoar métodos de extração de produtos petrolíferos ou de produzir produtos petroquímicos ou encontrar maneiras de minimizar o impacto ambiental da extração e do processamento.

sobreposição

As duas profissões se sobrepõem nos últimos estágios da produção de petróleo, quando o petróleo é transformado em produtos comercializáveis. Muitos desses processos exigem um forte conhecimento dos processos químicos, de modo que engenheiros químicos e de petróleo às vezes competem pelas mesmas posições. De fato, os dois campos compartilham um terreno comum que, em algumas escolas, eles estão unidos no mesmo programa. Se você planeja uma carreira na fase de processamento da produção de petróleo, você pode se especializar em qualquer um dos campos. Em geral, a engenharia química é uma profissão mais ampla, com mais carreiras profissionais, por isso é menos dependente dos altos e baixos de uma indústria.

Treinos

O treinamento em qualquer campo é muito semelhante. Você pode obter o seu pé na porta com um diploma de bacharel em engenharia química ou de petróleo, mas os melhores empregos exigem um mestrado ou doutorado. A maioria das empresas gosta de ver também algumas experiências práticas, por isso algumas escolas incorporam estágios como parte de seu currículo. Depois de ganhar seu diploma de bacharel, você pode fazer o exame de Fundamentos de Engenharia e ser reconhecido como Estagiário de Engenharia. Após quatro anos de experiência de trabalho, você pode fazer o exame Princípios e Prática de Engenharia e obter a certificação como Engenheiro Profissional. É obrigatório para a maioria dos engenheiros de petróleo e recomendado para engenheiros químicos.

Pague e Outlook

De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, a partir da 2010, o salário médio anual para os engenheiros de petróleo era $ 114,080; enquanto para engenheiros químicos foi $ 90,300. O departamento espera que o crescimento do emprego nesta década para os engenheiros de petróleo seja de cerca de 17 por cento; para engenheiros químicos, cerca de 6 por cento.