A Água Pode Ajudar O Exercício Com A Densidade Óssea?

Autor: | Ultima Atualização:

O exercício da água não é a maneira mais eficaz de construir densidade óssea.

O exercício da água é divertido e pode fornecer um ótimo treino. Mas isso afeta a densidade óssea? A resposta é sim e não. Como a água fornece resistência e arrasto, a densidade óssea pode ser mantida com os tipos corretos de exercício com água. Mas por causa de sua flutuabilidade, a água fornece um ambiente antigravitacional que é contraproducente para a construção de densidade óssea.

Princípios do aumento da densidade óssea

Sua densidade óssea aumenta em resposta a tensões externas, como exercícios. Mas os ossos respondem ao exercício de forma diferente dos músculos, então o tipo de estresse é importante. Para tornar os ossos mais fortes, você deve aumentar a carga aplicada ao osso. Você também deve chocar seu sistema esquelético aumentando a carga rapidamente, como um ginasta, ao aterrissar depois de desmontar. Os tipos mais eficazes de exercício para aumentar a densidade óssea incluem impacto repentino e treinamento de força funcional com apoio de peso. Isso é difícil de conseguir no ambiente aquático. No entanto, o exercício com água pode ajudar a manter a densidade óssea.

Como o exercício da água afeta os ossos

Como outros exercícios aeróbicos moderados e yoga, o exercício com água pode diminuir o estresse mental e aumentar a produção de estrogênio, o que retarda a degradação óssea e aumenta o trabalho das células de construção óssea. O exercício da água também aumenta a estimulação dos nervos e o fluxo sanguíneo para os ossos. Isso, por sua vez, aumenta o fluxo de nutrientes para as células ósseas, aumenta o conteúdo de colágeno e estimula ainda mais as células de construção óssea. Portanto, embora o exercício com água não desafie seus ossos para aumentar a força com cargas de impacto ou de sustentação de peso, ele ajuda a manter sua densidade óssea criando um ambiente saudável para seus ossos. Se você é incapaz de se exercitar em terra onde você pode obter os benefícios da atividade de levantamento de peso, tente incorporar exercícios de treinamento de força em sua rotina de água.

Treinamento de força na água

O exercício aquático pode ajudar a reduzir o risco de fratura, mesmo sem aumentar especificamente a densidade mineral óssea, porque melhora a força muscular, a coordenação e o equilíbrio. Além disso, à medida que os músculos se fortalecem, eles mantêm uma posição levemente contraída quando em repouso, o que sustenta seu esqueleto e sobrecarrega os ossos ao longo do dia. Tenha em mente, porém, que apenas os ossos ligados aos músculos que estão ficando mais fortes serão beneficiados. Certifique-se de que você está fortalecendo todo o seu corpo e não apenas seus braços ou pernas.

Coisas a evitar

Por causa de sua flutuabilidade, a água permite que você libere os músculos opostos para alongamentos maiores e obtenha maior amplitude de movimento nas articulações. Isso pode ser perigoso quando você está treinando para a força, especialmente se você tem condições como osteoporose ou artrite. Para evitar ferimentos, limite sua amplitude de movimento ao puxar a água. Por exemplo, ao abrir e fechar os braços para os lados, pare o movimento quando suas mãos ainda estiverem dentro de sua linha de visão periférica. Isso manterá sua coluna alinhada e protegerá suas articulações do ombro. Da mesma forma, não ultrapasse o quadril levantando o pé para o lado. Em vez disso, concentre-se em manter seu nível de pélvis e aumente o arrasto movendo sua perna mais rapidamente - para fora alguns centímetros e depois de volta para o centro.