Filhotes De Cachorro Podem Dar Cinomose Cães Mais Velhos?

Autor: | Ultima Atualização:

Sabão e detergente doméstico desativam o vírus da cinomose canina.

A cinomose canina é uma das doenças mais temidas do cão. O vírus é mortal e muito contagioso, portanto, um filhote pode transmiti-lo facilmente a um cão mais velho. Cães vacinados são resistentes a ela, e os cães adultos têm uma taxa de sobrevivência muito melhor do que os filhotes.

Vírus da cinomose canina

O vírus da cinomose canina (CDV) tem uma alta taxa de mortalidade, mas alguns filhotes e cães adultos conseguem uma recuperação completa. A chance estimada de sobrevivência para os adultos é de cerca de 50 por cento, enquanto os filhotes só têm uma chance de 20 por cento de puxar, de acordo com a Universidade de Cornell University of Veterinary Medicine. Se o seu cachorro estiver infectado, ele pode não apresentar sintomas por até duas semanas. Dificuldade em respirar, vômitos e diarréia estão entre os primeiros sinais visíveis. Seu filhote também pode ter corrimento nasal ou vazamento de fluido dos olhos. Alguns cães experimentam convulsões ou entram em coma durante os estágios finais da doença.

Transmissão

A cinomose canina soa como um problema só de cão, mas o vírus também infecta vários tipos de vida selvagem. As raposas, coiotes, guaxinins, texugos e muitos outros animais podem pegar a doença de um cão ou espalhá-lo para eles. Seu cão pode contrair o vírus se entrar em contato com fluidos corporais, como descarga de um espirro ou saliva, ou excrementos de um animal infectado. É tecnicamente possível que os humanos também contraiam a doença, mas as chances são tão baixas que o vírus não é considerado um patógeno zoonótico, de acordo com a Extensão da Universidade de Illinois.

Vacinação

Considere vacinar seu cão adulto se ele passar algum tempo fora ou se você pretende adotar um cachorro no futuro. A vacina contém uma versão modificada do vírus da cinomose. Embora seja muito eficaz para adultos, os filhotes não podem receber a vacina até que estejam cerca de 6 semanas de idade devido à presença de anticorpos de sua mãe, de acordo com o Manual Veterinário da Merck. Após a vacina inicial nas semanas 6, traga seu filhote de cachorro para acompanhamento nos meses seguintes. Filhotes devem receber outra dose de vacina CDV uma ou duas vezes por mês até que tenham 4 meses de idade. Programe o próximo compromisso sempre que for, para não se esquecer de fazê-lo.

Gestão de Doenças

Não perca a esperança se o veterinário diagnosticar seu amigo peludo com cinomose canina. Cães de qualquer idade têm uma chance de sobreviver à doença e se recuperarem completamente. Não há como curar o vírus diretamente, então você deve deixá-lo seguir seu curso. Aumente a saúde do seu filhote, mantendo-o em um ambiente quente e limpando seu rosto regularmente. Se ele se recusar a comer ou beber, ele pode receber nutrientes vitais por via intravenosa com a ajuda de um profissional. Seu filhote também pode precisar tomar algum remédio para acalmar seu estômago e combater infecções secundárias. Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e tratamento de seu animal de estimação.