
Os agressores do local de trabalho do sexo feminino costumam usar o abuso verbal para intimidar suas vítimas.
Ela parece estar no fundo do seu trabalho, mas o que ela está pensando é como sabotar e intimidar você ou outra mulher no local de trabalho. Suas táticas vão do sutil ao ultrajante e podem deixar uma vítima vulnerável em lágrimas, menos uma promoção bem merecida ou até mesmo sem emprego. Ela pode até afetar sua saúde, de acordo com a psicóloga Michelle Callahan, escrevendo em um artigo do 13 de março para o “The New York Times”. Ela é uma agressora no local de trabalho, seus alvos preferidos são outras mulheres e seus números são, infelizmente, legião.
As técnicas do valentão
As mulheres constituem 40 por cento dos agressores no local de trabalho, de acordo com Callahan, e ao contrário dos bullies masculinos que geralmente têm como alvo ambos os sexos igualmente, as mulheres vão atrás de outras mulheres mais do que 70 por cento do tempo. Eles podem usar técnicas como olhar para o alvo, começar ou espalhar rumores, ignorar intencionalmente um colega de trabalho ou mesmo sabotar ativamente seu trabalho. Alguns valentões são lobos solitários, mas muitos atraem colegas com a mesma mentalidade que podem agir como aquela panelinha desagradável no colegial - excluindo você da mesa do almoço ou sussurrando e rindo sempre que você passa.
Concorrência e Agressão
O bullying geralmente é verbal ou psicológico, mas pode até progredir para a intimidação física. Em alguns casos, o valentão pode estar competindo diretamente com a vítima por trabalhos ou promoções, mas em outros, o valentão é ciumento ou simplesmente desagradável. Carreiras como a lei ou as finanças são mais propensas a serem dominadas por mulheres que são valentões, de acordo com um artigo da Revista Forbes, porque elas são ambientes dominados por homens, onde as mulheres precisam ser mais agressivas para seguir em frente.
Razões para o Bullying
As mulheres que intimidam podem fazê-lo por várias razões. Alguns gostam de viagens de energia, especialmente se a vítima só toma o abuso. Um valentão pode ser ameaçado pelo sucesso de outras mulheres, especialmente se ela tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades. Alguns são perfeccionistas que escolhem nitidamente desde a crítica constante até a maldade total. As pressões de trabalho podem combinar com uma personalidade naturalmente agressiva para alimentar o mau comportamento e criar um valentão. Alguns provocadores são na verdade doentes mentais ou têm um distúrbio de personalidade.
Mulheres valentões são sutis
Enquanto um homem que é um valentão pode exibir um pouco do comportamento estereotipado de um valentão do playground, gritando e abertamente insultando você, as mulheres são geralmente mais sutis. As mulheres normalmente são melhores em ler emoções e podem entrar nas pequenas escavações que outras pessoas nem percebem, como olhar para você e deliberadamente se afastar, não respondendo a e-mails ou pedidos de informação ou olhando para cima e para baixo como se você era uma barata invadindo a sala de reuniões.
Não jogue a vítima
Quaisquer que sejam as táticas, o bullying só é bem-sucedido se você se permitir ser sugado para o papel de vítima. Isso não é sobre você; é sobre o valentão e sua necessidade de vencê-lo em um jogo mental. Continue a fazer o seu melhor trabalho para que o valentão não tenha apoio para suas insinuações ou mentiras. Documente suas preocupações - se você precisar levá-lo ao RH ou subir na cadeia alimentar, você precisará de munição. Lembre-se de que o RH pode ou não ser útil, dependendo da posição do agressor na organização. Consulte um mentor ou conselheiro de apoio e aconselhamento sobre como lidar com a situação. Se tudo mais falhar, saia e vá para outro lugar.




