
Antropólogos e sociólogos usam diferentes estruturas e métodos teóricos para estudar humanos.
Os seres humanos são criaturas inerentemente sociais, e nossa natureza social e capacidade de trabalhar cooperativamente nos ajudaram a criar a sociedade global incrivelmente complexa e interdependente em que vivemos hoje. Toda uma disciplina acadêmica - as ciências sociais - se desenvolveu nos últimos dois séculos para estudar os seres humanos e a sociedade humana. Antropólogos e sociólogos representam dois dos ramos mais conhecidos das ciências sociais. Ambos estudam comportamentos humanos, mas diferem significativamente em suas estruturas teóricas e métodos de pesquisa.
Antropologia
Antropologia é o estudo dos seres humanos e seus ancestrais ao longo do tempo, com foco em características físicas, relações sociais e cultura. Até meados do século 20, os antropólogos estudavam quase exclusivamente as culturas não-ocidentais, ao contrário dos sociólogos, que se concentravam na sociedade ocidental contemporânea. Uma distinção relacionada entre antropologia e sociologia é que a antropologia examina os humanos e a cultura humana ao longo do tempo, enquanto a sociologia estuda os comportamentos humanos e a organização social em um momento específico.
Sociologia
A sociologia é o estudo do desenvolvimento, estrutura, interação e comportamento de grupos de seres humanos, e normalmente se concentra nas relações sociais. Emile Durkheim, um acadêmico francês do século X XUM, é considerado o pai da sociologia. Sua pesquisa e o arcabouço teórico do funcionalismo estrutural que ele desenvolveu levaram ao estabelecimento da sociologia como um ramo legítimo das ciências sociais no início do século 19.
Pesquisa Antropologista
A antropologia é uma disciplina extremamente ampla. Antropólogos físicos e arqueólogos usam técnicas de pesquisa muito diferentes dos linguistas culturais, por exemplo. Em geral, no entanto, os antropólogos sociais ou culturais são mais propensos a usar métodos de pesquisa, como a observação participante ou a imersão cultural, enquanto os sociólogos têm mais probabilidade de se concentrar principalmente em pesquisa de pesquisa objetiva, ou pelo menos quantificável.
Pesquisa Sociologista
Enquanto antropólogos e sociólogos culturais usam diferentes arcabouços teóricos e métodos de pesquisa, ambos estudam instituições sociais, incluindo tradições econômicas, educacionais, familiares, políticas e religiosas, estratificação social, mudança cultural e importantes questões sociais. Os sociólogos, no entanto, abordam seus estudos com um rigor científico mais positivista e acreditam que suas pesquisas produzem fatos e não descrições estruturadas produzidas por antropólogos culturais mais etnograficamente orientados.




