Aneurismas Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Um veterinário costuma usar raios X para confirmar um aneurisma após um exame geral.

Sempre que o seu gato começar a agir de forma estranha - o mau "estranho", não o bonito meme da Internet "estranho" - marque uma consulta com o veterinário. Aneurismas e seus coágulos sanguíneos intimamente relacionados causam problemas tão leves quanto fraqueza ou tão gritante quanto vômito ou urina com sangue. Procure um diagnóstico e tratamento o mais rápido possível.

O que é um aneurisma?

A descrição médica de um aneurisma é simplesmente "um alargamento anormal ou um balão de uma porção de uma artéria devido à fraqueza na parede do vaso sanguíneo", de acordo com a Enciclopédia Médica ADAM. Pode causar um coágulo sanguíneo (tecnicamente, um trombo) e até levar à morte, dependendo de sua localização e gravidade. Locais comuns em gatos incluem a artéria principal do coração, o cérebro, as costas, as pernas, os intestinos e o baço. É difícil dizer se o seu gato tem um aneurisma a princípio, mas, à medida que se desenvolve, deve ficar óbvio que algo está errado com ele.

Os sintomas

Em si mesmos, os aneurismas causam poucos sintomas. A maioria dos sinais está relacionada aos trombos subsequentes, de acordo com o The Merck Manual for Pet Health. Assista seu gato. Se ele de repente tiver dificuldade para respirar, começar a tossir sangue ou muco com sangue, ou tiver dor abdominal e urina com sangue, um aneurisma e trombo podem ser os culpados. Problemas de estágio posterior variam de infecção a claudicação. Agende uma visita ao veterinário ao primeiro sinal de problema. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Uma nota secundária de interesse: em pelo menos uma incidência, relatada pela primeira vez em "The Northern Virginia Daily" em 2011, um gato aparentemente foi capaz de detectar um aneurisma no cérebro de seu dono antes que os sintomas se desenvolvessem. Não se sabe como ou por que isso aconteceu.

Causas e Complicações

Aneurismas podem ser congênitos ou relacionados a outros problemas de saúde. Dirofilariose é um dos culpados, embora seja mais comum em cães do que em gatos, de acordo com o VetInfo. Cardiomiopatia, um distúrbio do músculo cardíaco, é outra possível causa. Um veterinário pode confirmar a presença de um aneurisma com um raio-X, embora ela provavelmente irá executar outros testes em seu gato para descobrir a causa subjacente. Às vezes, o aneurisma facilita um trombo que se rompe e é transportado pela corrente sangüínea - é chamado de embolia e pode causar coágulos sanguíneos em outras partes do corpo do seu gato. Às vezes, todas as três condições são detectadas de uma só vez: um aneurisma, um trombo e um êmbolo, de acordo com o Manual Veterinário da Merck.

Tratamentos

O melhor tratamento para o aneurisma do seu gato depende da causa e das complicações que o acompanham. Em uma extremidade do espectro estão as drogas anti-inflamatórias; no outro, a remoção cirúrgica de coágulos. O prognóstico a longo prazo do seu gato depende da gravidade da condição subjacente. Alguns gatos são bem depois do tratamento. Outros morrem, às vezes de repente. É importante conversar com seu veterinário sobre todos os possíveis cenários de tratamento, bem como suas perspectivas de curto, médio e longo prazo. Gatos com problemas neurológicos ou fraqueza em seus membros posteriores nem sempre recuperam o controle de seus membros, mesmo após o sucesso do tratamento. Seja paciente com seu amigo felino quando ele iniciar qualquer novo regime de tratamento.