Agressão Em Periquitos Fêmeas

Autor: | Ultima Atualização:

Periquitos fêmeas são notoriamente mais agressivos que machos.

Uma mordida de seu periquito é o suficiente para que você saiba que ela está tendo um dia ruim. Certos fatores podem desencadear um comportamento incomum em uma ave domesticada que normalmente não é agressiva. A segurança é uma das principais preocupações quando se lida com a agressão das aves, especialmente quando um animal hostil habita uma gaiola com várias aves.

Territorial

A agressão territorial é um dos problemas comportamentais mais comuns para os proprietários de várias aves. Algumas espécies são mais propensas a este tipo de agressão, incluindo os periquitos Quaker. Seu pássaro pode ser agressivo para os humanos ou para outras aves em sua casa. Os periquitos fêmeas tendem a ser rainhas da gaiola, defendendo o poleiro, a tigela de comida e outros móveis. Em gaiolas com vários pássaros, você pode diminuir a agressão territorial garantindo que a gaiola seja espaçosa e que cada ave tenha seu próprio conjunto de tigelas de comida e água. Se necessário, seus amigos de penas talvez precisem ser separados

Hormonais

Os periquitos fêmeas podem ficar estressados ​​e irritados à medida que seus hormônios flutuam. Se os hormônios do seu pássaro estão em ascensão, ela pode querer se reproduzir. Neste caso, ela pode exibir algum comportamento agressivo. Os periquitos emparelhados acasalam-se, enquanto os periquitos hormonais únicos podem tentar acasalar-se com um brinquedo de ave ou poleiro. As fêmeas podem produzir ovos que serão inférteis se ela não tiver um parceiro. Para ajudar a conter a agressão do seu periquito, o Dr. Samuel Vaughn, da Veterinary Associates Stonefield, em Louisville, Kentucky, recomenda deixar seu pássaro sozinho por três a seis semanas. As aves hormonais devem ter sua luz do dia reduzida a 10 a 12 horas diariamente para terminar seu ciclo hormonal.

Incompatível

Assim como os seres humanos, algumas aves simplesmente não são compatíveis umas com as outras. Periquitos que se chocam podem ficar em lados separados da gaiola para evitar interação. Eles não se socializarão uns com os outros nem se comportarão socialmente como os pássaros mais bem-vinculados. Às vezes, até as aves mais compatíveis lutam entre si para reivindicar o domínio. Se o seu periquito está mostrando esse tipo de agressão, pode ser melhor fornecer ao seu pássaro briguento sua própria gaiola. Os pássaros não precisam necessariamente de outro companheiro de brincadeira para serem saudáveis ​​e felizes. Simplesmente pendurar um espelho na gaiola do seu periquito e ela vai desfrutar de seu amigo não ameaçador

Outras Causas

Periquitos podem mostrar sua agressividade de várias maneiras, como levantar as asas, assobiar, morder, perseguir ou escolher penas de outro pássaro. Seu pássaro pode mostrar sua agressividade devido a uma dieta pobre, dor e desconforto, ou mera frustração. Agressão pode ser um ato aprendido se seu pássaro testemunhou membros de seu rebanho se comportando de maneira antagônica. Se o seu periquito é uma nova adição à sua casa, o motivo de sua agressão provavelmente é o medo. À medida que seu companheiro ansioso fica mais à vontade com sua presença, sua agressão começa a diminuir.