Aviso Prévio De Rescisão De Emprego Na Califórnia

Autor: | Ultima Atualização:

Os trabalhadores devem ter sido empregados por seis meses para que a Lei WARN se aplique.

Como uma mulher profissional empregada na Califórnia, você pode em algum momento ser confrontado com o inesperado: uma liberação do trabalho por causa de uma situação instável específica vivenciada por seu empregador. Se a empresa atender a determinados critérios, você fará parte da força de trabalho que recebe notificação prévia de rescisão de contrato de trabalho. Seu empregador pode ser exigido sob a Lei de Ajuste de Trabalhador e Notificação de Reciclagem (WARN) da Califórnia para "avisá-lo" da próxima mudança em seu emprego.

Ato de Califórnia WARN

Se você trabalha em um local que emprega muitas pessoas - 75 ou mais trabalhadores em período integral ou parcial - a WARN exige que seu chefe lhe dê uma notificação formal se qualquer um desses três eventos ocorrerem: demissão em massa, o que poderia acontecer por falta de trabalho ou sem fundos para pagar os trabalhadores; realocação para mais de 100 milhas de distância que envolverá a movimentação de toda a operação; ou, parando completamente os negócios porque o negócio está sendo encerrado em sua totalidade.

O que você pode esperar

Se qualquer uma das três situações de gatilho ocorrer no seu local de trabalho, e você for um dos 50 ou mais funcionários a serem liberados, você pode esperar receber - por escrito - um aviso 60 dias antes da sua saída do trabalho, mesmo que seja apenas uma dispensa temporária. O pensamento é, em vez de imediatamente interrompê-lo do seu trabalho, com dois meses de aviso prévio, você terá um pouco de tempo para procurar outra coisa ou treinar novamente para outro emprego. No mínimo, você não será pego de surpresa.

Como você será notificado

Você pode receber sua notificação por qualquer um de uma variedade de métodos de entrega, como por correspondência de primeira classe ou correio certificado que exija um recibo. A carta é obrigada por lei a conter informações específicas para garantir que você esteja totalmente informado, incluindo: o nome e endereço do site de emprego onde as mudanças ocorrerão; o nome e número de telefone de um funcionário da empresa como contato; uma declaração indicando se a mudança é temporária ou permanente e se a planta inteira, ou uma parte dela, deve ser afetada; um cronograma de quando a separação ocorrerá, seja uma vez ou por um período de tempo; os cargos e o número de pessoas em cada classificação de trabalho a ser afetado; uma explicação sobre a presença de direitos de bombeamento (o que significa que você tem antiguidade e será transferido para um cargo ocupado por alguém com menos tempo de antiguidade, que foi “agredido” por causa da separação); nomes dos sindicatos que representam os empregados afetados; e os nomes e endereços dos funcionários eleitos do sindicato, se houver.

Se seu empregador não notificar você

Pode ficar caro para o seu empregador qualificado se ela decidir ignorar a Lei WARN. A empresa não só será responsável pelo pagamento de uma multa potencial de $ 500 por dia para cada dia em que você e outros funcionários não foram notificados, você terá direito a pagamentos atrasados ​​para cada dia em que não foi notificado de acordo com o Aja. Seu empregador também será responsável pelo custo das despesas médicas incorridas (se você tiver benefícios médicos) durante o período em que não foi notificado. Os funcionários cobertos pela Lei WARN, da Califórnia, que não forem notificados sobre um emprego de forma de liberação iminente, podem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento de Emprego da Califórnia para descobrir o que podem fazer a respeito da situação.

Algumas exceções

Assim como há exceções para a maioria das regras, seu empregador pode tirar proveito de algumas exceções na Lei WARN. Por exemplo, se você foi contratado para um projeto específico que foi concluído, seu empregador não é obrigado a notificá-lo antes de sua demissão. Da mesma forma, se você foi contratado como funcionário temporário ou sazonal, seu empregador não precisa fornecer a você uma notificação do seu próximo lançamento. Outra exceção de notificá-lo antecipadamente é se o negócio é uma "empresa vacilante" e seu empregador tentou seriamente encontrar financiamento para mantê-lo funcionando. Nessa situação, se seu chefe acha que aconselhar os funcionários de uma dispensa pendente teria um impacto negativo em sua capacidade de obter financiamento, ela pode renunciar a notificar os trabalhadores.