Inveja pessoas que mantêm tudo junto? Não os odeie - seja um deles. Fomos a organizadores profissionais para descobrir o que é preciso para ter um lar tranquilo. Aqui estão 20 de suas regras principais da casa para trazer ordem ao seu poleiro.
Tenha uma visão de quem você quer ser.
Isso torna mais fácil saber o que trazer para sua vida - desde decorar sua casa até a construção de seu guarda-roupa e como você usa seu tempo.
Seja bom em dizer não.
Você pode graciosamente (e sem culpa) dizer não para fazer coisas ou aceitar oportunidades para as quais não tem tempo ou não se encaixam em sua vida. Caso em questão: seus amigos podem amar a sua comida, mas isso não significa que você tem que organizar todos os jantares. Dê a si mesmo uma folga e deixe outra pessoa assumir a liderança pelo menos uma vez.
Encontre um lar para tudo.
E retorne tudo para sua casa depois de terminar de usá-lo. Ao fazer compras, saiba onde você vai colocar um item - seja uma peça de mobília ou uma obra de arte - antes de trazê-lo para sua casa.
Escolha um propósito para cada sala.
Isso permite que você configure cada sala da maneira que você a utiliza. Às vezes a função é óbvia (pense: cozinha e banho), mas muitas salas servem a múltiplos propósitos. Nesses casos, você pode criar uma ordem ao criar zonas (consulte o próximo slide para obter mais informações sobre isso).
Esculpir zonas.
Nos quartos com piso plano aberto, montar um escritório, centro de mídia, área de exercício e assim por diante. Use divisórias, como uma estante, cubículos abertos ou um sofá, para delinear o espaço.
Compre menos coisas.
Algumas pessoas são minimalistas. Tudo bem se você não é. Mas nunca pegue algo porque está à venda ou livre. Os custos ocultos incluem a manutenção do item (isto é, limpeza) ou a culpa de se livrar dele.
Ame seu criador de etiquetas.
Os olhos podem ler mais rápido do que eles podem descobrir o que eles estão olhando em uma prateleira - seja especiarias ou caixas de armazenamento. Além disso, etiquetar as prateleiras em seu armário de linho ou na despensa ajuda você e seu cônjuge a devolver itens onde eles pertencem.
Mantenha as superfícies livres de bagunça.
Siga esta regra: se você usá-lo todos os dias, ele fica; se você não fizer isso, deixe de lado. Pense em quantas vezes você usa um item e deixe que ele decida quanto “imobiliário” ele deve ocupar em superfícies. Pegue o balcão da cozinha, por exemplo. Talvez a cafeteira e a torradeira consigam ficar, mas o processador de alimentos vai embora.
Não espere para guardar as coisas.
Antes de despejar algo em uma mesa ou cadeira, sempre pergunte a si mesmo: “Ela pertence aqui?” Por exemplo, em vez de colocar um casaco sobre uma cadeira, pendure-a. Demora apenas alguns segundos. Bônus: você gastará menos tempo procurando por ele mais tarde.
Escolha peças de mobiliário multifuncional.
Procure móveis que funcionem em dobro: um otomano de armazenamento que possa encurralar revistas ou livros, uma mesa de centro com gavetas para guardar o controle remoto, uma estante de livros que possa ser usada como criado-mudo.
Mantenha itens todos os dias ao alcance do braço.
Coloque itens usados com frequência na frente de um armário ou armário. Coisas que você usa com menos freqüência, você pode colocar no alto ou no caminho de volta.
Organize como com gosto.
Na despensa, coloque enlatados em uma prateleira, cereais em outra, lanches em outra. No banheiro, escovas de cabelo vão em uma caixa, hidratantes em outra, maquiagem em outra.
Pense vertical.
Se o seu armário tiver apenas uma prateleira acima da haste da roupa, é uma oportunidade perdida. Cubbies colocados em prateleiras podem compartimentar o armazenamento e ajudá-lo a utilizar o espaço subutilizado.
Olhe para trás.
A parte de trás da porta é outro ótimo lugar para guardar itens. Um organizador de sapato de bolso pode guardar joias, lenços, luvas, produtos de limpeza doméstica, produtos de cuidados com o cabelo e acessórios - e sim, sapatos.
Organize seu guarda-roupa com eficiência.
Cabides de ajuste fino permitirão que você organize mais roupas em espaços apertados. Primeiro, ordene suas roupas por tipo de item (calças, saias, blusas), depois por cor.
Coloque um relógio no banheiro.
Muitas pessoas perdem a noção do tempo pela manhã; um relógio irá mantê-lo no horário. Se você precisa economizar espaço, monte um relógio de parede.
Livrar-se de duplicatas.
Quando você acabou de se casar e está fundindo seus pertences, você acabará com dois itens domésticos, como cafeteira, aspirador de pó, etc. A solução: mantenha um e venda o outro no eBay, Amazon ou Craigslist. Mas primeiro, pergunte-se o que você fará com o dinheiro: compre algo novo para o seu ninho? Coloque em direção a uma viagem? Um objetivo facilitará a partida de algo.
Configurar um escritório em casa.
Pode ser em qualquer lugar - cozinha, sala de estar, sala de jantar, quarto - mas designar um lugar para estacionar correio, notas, canetas e eletrônicos (laptop, celular e tablet) e seus carregadores.
Coordenar calendários.
Pode ser em papel ou on-line (pense no Cozi ou no GoogleCal), mas certifique-se de que ambos possam acessá-lo para que você possa verificar o cronograma do outro antes de assumir qualquer compromisso. (Dica: envie convites para o outro para que você possa adicionar eventos facilmente ao seu calendário.)
Reavaliar de vez em quando.
O gosto muda e o seu estilo de vida também. Faça um ponto para purgar em uma base regular, digamos uma vez por ano ou a cada primavera e outono. Se você não usar algo em um determinado período de tempo, repensar seu valor. Isso cria um ambiente que você ama - é o seu ninho, afinal.
The Nestperts: Organizadores profissionais Stephanie Denton, autora de A Vida Organizada: Segredos de um Organizador Especialista (F + Mídia, Inc., 2006), e Donna Smallin Kuper, autora de How to Declutter e Make Money Now (Donna Kuper Worldwide, LLC, 2012)