
Comer frutos do mar regularmente pode melhorar sua função cognitiva.
Um cérebro altamente funcional depende não apenas de atividades como desafios mentais e exercícios, mas também de sua dieta. Certos nutrientes são necessários para uma ótima saúde cerebral e boa função cognitiva, e você pode obtê-los de uma variedade de comidas deliciosas. Alimentos que são bons para o cérebro incluem peixes gordurosos, nozes, frutas e legumes.
Peixe gordo
Peixes gordurosos, como salmão e cavala, fornecem ácidos graxos ômega-3 chamados ácido eicosapentaenóico, ou EPA, e ácido docosahexaenóico, ou DHA. Esses ácidos graxos podem melhorar o desempenho cognitivo, retardar o declínio cognitivo relacionado à idade e ajudar a prevenir a demência e a doença de Alzheimer, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Os peixes também contêm vitamina B-12, que é necessária para a função adequada do nervo e prevenção da depressão, e colina, que é essencial para a síntese de neurotransmissores. Como alternativas ao peixe assado ou grelhado, você pode fazer preparações deliciosas com nutrientes adicionais que são necessários para a saúde do cérebro. O curry de peixe, por exemplo, contém açafrão, uma fonte de um antioxidante saudável para o cérebro chamado curcumina.
Nozes
A baixa ingestão de vitamina E pode aumentar o risco de doença de Alzheimer, e o Instituto Linus Pauling observa que nozes e amendoins são boas fontes. As amêndoas têm mais vitamina E por onça, com 7.4 miligramas ou 50 por cento do valor diário, e pinhões e amendoins também são as principais fontes. Você pode apoiar a saúde do cérebro comendo nozes e amendoins para lanches e como manteigas de nozes ou amendoim. Eles também fornecem vitamina B-6, que é necessária para a síntese de neurotransmissores.
Frutas e vegetais
A vitamina C em muitos tipos de frutas e vegetais pode ajudar a proteger as células do cérebro de danos oxidativos, explica o Instituto Linus Pauling. Comer mais frutas e vegetais pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Algumas frutas e vegetais também contêm vitamina B-6, vitamina E e folato. Frutas e vegetais crus são lanches refrescantes, e comer legumes como acompanhamentos pode aumentar a quantidade de suas refeições sem muitas calorias. Muitas frutas são opções doces para sobremesas de baixa caloria.
Considerações
A combinação de alimentos nutritivos pode torná-los mais saborosos e fornecer mais nutrientes cerebrais. Espetos grelhados com salmão marinado, abacaxi, cebola e pimentão vermelho escovado com óleo de canola, por exemplo, fornecem gorduras omega-3, vitamina C, vitamina E e vitamina B-12. Mistura de trilha com nozes, amendoim, passas e outras frutas secas é um lanche popular e conveniente com vitamina E e ferro, que pode apoiar a saúde do cérebro. Uma salada de espinafre com mirtilos e tomates da uva é outra idéia para alimentos saudáveis para o cérebro.




