O Que Faz Um Bom Fisioterapeuta?

Autor: | Ultima Atualização:

Um bom fisioterapeuta é compassivo, atencioso e gosta de trabalhar com pessoas.

Depois de sofrer uma lesão grave ou sofrer uma doença que afetou a mobilidade, muitos pacientes devem passar por reabilitação. O papel do fisioterapeuta é ajudar os pacientes a recuperar a forma e recuperar a mobilidade. Um fisioterapeuta faz um diagnóstico sobre os problemas de movimento do paciente e discute preocupações. Um plano de tratamento é então desenvolvido para incluir vários exercícios e atividades de alongamento, além de usar técnicas terapêuticas e equipamentos de reabilitação. A assistência ao levantar e movimentar partes do corpo lesionadas, além de ensinar técnicas de controle da dor, faz parte das tarefas diárias de um fisioterapeuta.

Compaixão por pessoas

Trabalhar com os outros é o núcleo do trabalho de um fisioterapeuta. Não há como processar a terapia sem lidar cara a cara com o paciente. Um bom fisioterapeuta terá uma genuína compaixão pelos pacientes e será capaz de ter empatia com aqueles que passam pelo processo de reabilitação.

Atenção aos detalhes

Observar um paciente e perceber detalhes sobre problemas de movimento é fundamental para um bom fisioterapeuta. A observação de expressões faciais, como uma careta durante o movimento, ajuda o fisioterapeuta a localizar as áreas de dor, a diagnosticar com precisão e a criar um plano de ação de acompanhamento. Quando um detalhe é perdido, o exercício errado ou a manobra de alongamento podem ser prescritos, levando a mais problemas de mobilidade para o paciente. Perceber que uma parte do corpo está sendo movida em um ângulo incorreto durante um exercício terapêutico e demonstrar o método correto ajuda no processo de recuperação.

Habilidades comunicativas efetivas

Um bom fisioterapeuta tem habilidades de comunicação acima da média com a capacidade de articular o plano de tratamento adequado para um paciente e fornecer educação e instruções sobre quaisquer exercícios que um cliente deva realizar em casa. A comunicação é uma via de mão dupla, com um bom fisioterapeuta capaz de ouvir atentamente as perguntas e comentários do paciente, a fim de desenvolver o plano de tratamento correto.

Força, resistência e resistência

Ajudar um paciente ferido requer força física, resistência e resistência. Um dia típico para um fisioterapeuta inclui muito em pé, flexão e movimento para ajudar os pacientes durante os exercícios de terapia. Habilidades de coordenação também são uma obrigação para um bom fisioterapeuta como este campo requer trabalho prático administrando tratamentos terapêuticos.