
Avarias no carro podem ser social e financeiramente inconvenientes.
Os compradores de carros gastaram quase $ 31,000 em média para novas rodas durante a primeira metade do 2012. Isso é muita mudança para uma compra que também precisa de serviço de rotina. À medida que o odômetro avança em direção às milhas 36,000 - o limite para a maioria das garantias de fábrica, de acordo com o site da F & I Tools -, uma nuvem de possíveis reparos importantes aparece na sua carteira. As garantias estendidas podem ajudar seu orçamento a cobrir falhas de peças e sistemas que ocorram após o término da garantia do fabricante original. Estes acordos de manutenção acalmam as preocupações de propriedade de veículos para alguns; para outros, questões sobre a extensão de sua cobertura lançam dúvidas sobre seu valor.
Terminologia
Garantias estendidas podem ser obtidas do fabricante como parte da compra do veículo ou a qualquer momento antes que a garantia original expire, seja a partir do revendedor ou através do site do fabricante. De acordo com a Automotive Service Association, as garantias estendidas são, na verdade, contratos de serviços, porque têm um custo adicional. Como tal, eles são comumente e mais precisamente referidos como contratos de serviço estendidos ou planos de serviços estendidos. A Consumer Reports define contratos de serviços estendidos não-fabricantes como "contratos de reparos pré-pagos" que não atendem à definição de garantia federal e que poucos estados reconhecem como contratos de seguro.
Controle de despesas - Prós
Uma pesquisa feita na 2011 pela empresa JD Power and Associates confirmou que a confiabilidade ocupa o primeiro lugar em preocupações com a compra de veículos. Os maiores custos de reparo refletem o aumento do uso de tecnologia em automóveis, vans e caminhões. Um colapso fora da garantia pode ser um sério revés financeiro para qualquer proprietário. Os fabricantes e a associação comercial da Agência de Proteção de Veículos (Vehicle Protection Agency) concordam que as despesas com peças e mão-de-obra para uma falha tão grande provavelmente excederiam o preço pago por um contrato de serviço estendido.
Controle de Despesas - Contras
No entanto, nem todos os consumidores se beneficiam de planos de serviços estendidos. O número de milhas que eles dirigem pode ser tão baixo - menos de 1,000 milhas por mês - e o período de tempo entre as trocas tão curtas que o custo do contrato não pode ser justificado. Edmunds.com, o reconhecido especialista em informação da indústria automóvel, também aconselha a comparar a sua experiência com reparações fora da garantia ao custo do contrato, especialmente quando compra a mesma marca de veículo. Caso seu desembolso histórico de dinheiro para reparos de automóveis seja menor que o preço de um contrato de serviço estendido, a Consumer Reports sugere que você deposite o dinheiro que teria pago pelo plano em uma conta remunerada como uma reserva de emergência.
Fornecedor - Pros
A reputação do fornecedor desempenha um papel importante na sua decisão de comprar um plano de serviço estendido. Os fabricantes reconhecem o potencial de relacionamento com os clientes que esses acordos carregam e como eles podem influenciar as vendas repetidas. Os planos do fabricante têm apoio financeiro relativamente sólido dos subscritores com altas classificações, de acordo com a agência de classificação de crédito AM Best. Um plano de serviço estendido do fabricante original do equipamento dá ao comprador acesso a uma rede nacional de revendedores para maior conveniência. Qualquer revendedor pode obter informações de contrato do banco de dados da empresa, eliminando a necessidade de fornecer cópias impressas. Os fornecedores não-OEM pertencentes à Agência de Serviços para Veículos devem aderir a um código de conduta como requisito de associação.
Provedor - Contras
Fornecedores terceirizados podem estipular qual revendedor deve ser usado e os reclamantes devem apresentar seu acordo. Muitas vezes o proprietário do contrato tem apenas uma escolha: o revendedor que vendeu. O estudo 2010 da Warranty Week indicou que mais de 75 por cento dos VSCs possuem classificações de subscritor AM Best de A ou melhor. No entanto, o St. Louis Better Business Bureau observa que alguns provedores de terceiros são segurados através de grupos de retenção de risco que não podem recorrer ao suporte de garantia do estado quando não são capazes de cobrir as reclamações. Em seu estudo 2011, o BBB cita a recomendação da CNA National Warranty Corp. de conhecer a classificação e o status do subscritor do plano antes de tomar uma decisão.
Cobertura - Prós
Planos de serviço estendido existem para atender a uma variedade de interesses do proprietário. Alguns, chamados de "envoltórios", cobrem componentes que não são de powertrain para proprietários com veículos que vêm com garantias de powertrain 10-year 100,000-milha. Outros enfocam o powertrain para complementar garantias de fábrica mais limitadas. Benefícios como reboque, assistência na estrada, aluguel e cobertura de interrupção de viagem podem ser incluídos por um custo adicional. As opções diferenciadas de alguns provedores permitem que os compradores ajustem seu contrato por cobertura, preço e dedutível. Franquias podem ser por item coberto ou por incidente. Um período de espera pode ser imposto.
Cobertura - Contras
A Agência de Proteção de Veículos recomenda entender os termos do contrato para garantir que o contrato cobrirá os reparos que você deseja cobrir. A cobertura de desgaste e ruptura, por exemplo, exclui componentes de vida limitada e freqüentemente substituídos, como pastilhas de freio, enquanto a cobertura de avarias ajudará apenas quando uma peça incluída realmente quebrar, em vez de morrer. Além disso, cláusulas de condições pré-existentes podem tornar um plano específico inadequado para suas necessidades. Para determinar se uma reivindicação se qualifica, os administradores do plano podem exigir testes de diagnóstico, cujas taxas podem sair do seu bolso, caso não estejam incluídas no contrato. De acordo com a Automotive Service Association, um requisito comum estipula que a manutenção de rotina seja realizada em pontos de milhagem diferentes daqueles recomendados no manual do proprietário do veículo. Mudanças de óleo sob um plano de serviço estendido, por exemplo, podem ter que ser feitas com mais frequência.
Considerações
Uma vantagem universal de planos de serviços estendidos respeitáveis: você não tem envolvimento com a papelada. Revendedores preparam e enviam os documentos necessários; o provedor paga diretamente. Você deve poder cancelar a qualquer momento e qualificar-se para um reembolso. Consumer Reports observa que o cancelamento pode ser mais fácil se o custo não foi incluído no seu empréstimo de carro novo. Seu plano provavelmente será transferível por uma taxa a um novo proprietário quando você vender seu veículo.




