Morar em uma casa que tem mais quartos do que você precisa lhe dá a chance de alugar um dos seus quartos, o que pode ajudar a pagar algumas contas. Realizar uma verificação de antecedentes através de uma fonte on-line ou associação de apartamentos é uma maneira de descobrir mais sobre um estranho que estará morando em sua casa (consulte Recursos). Um contrato detalhado esclarece suas expectativas e ajuda a torná-lo um arranjo positivo para todos os envolvidos.
Leis
Cada jurisdição estadual e local pode legislar suas próprias leis de inquilino-senhorio. Antes de concordar em abordar um locatário em sua casa, verifique as regras em sua área. Você pode encontrar informações sobre quando você pode entrar legalmente no quarto de um inquilino, como evitar a discriminação, lidar com depósitos de segurança e o processo de despejo. Suas disposições de arrendamento devem estar de acordo com as leis dos inquilinos locais para garantir que você tenha o direito de impor suas regras e tomar medidas se qualquer delas for violada.
Aluguel
Especifique o prazo da locação, como mês a mês ou um ano, as datas de início e término e quando o aluguel é devido, que geralmente é o primeiro dia do mês. Inclua uma cláusula que detalhe a data em que uma taxa atrasada será avaliada e a imponha. Deixe claro que o valor do aluguel é para uma pessoa que vive na sala e que não são permitidos companheiros de quarto.
Regras da casa
Seu contrato deve ser o mais detalhado possível ao descrever o arranjo de moradia para toda a casa. Nenhum acordo verbal deve ser feito, então escreva todas as cláusulas do contrato para você e o inquilino assinarem. Por exemplo, especifique quais áreas da casa podem ser usadas pelo locatário, como o banheiro, a cozinha, a sala de estar e os espaços de armazenamento. Atribuir suas prateleiras de inquilino na geladeira e um espaço para estacionar. Explique se os hóspedes ou membros da família podem pernoitar e, em caso afirmativo, a duração máxima da visita.
Terminação
Especifique que uma violação de qualquer provisão pode resultar na rescisão do contrato de locação e despejo. Detalhe quando seu inquilino deve avisá-lo para se mudar, como 30 dias antes da expiração do contrato. Se sua pessoa for estudante, estruture o contrato para que o final do semestre ou graduação seja a data final do contrato.