
Enquanto os irmãos têm pelagens diferentes, eles provavelmente têm os mesmos pais.
Do topo de sua cabeça peluda até a ponta de sua sacudida cauda, o seu cachorro é uma combinação de ambos os genes da mãe e do pai. Enquanto seu pequeno provavelmente se assemelhará a pelo menos um de seus pais, alguns filhotes desenvolvem características físicas que podem parecer surpreendentes.
Misturando Genes
Ao todo, um filhote tem 78 cromossomos em cada uma das células de seu corpo, 39 que vêm da mãe e 39 do pai, de acordo com a Basenji University. Dentro desses cromossomos, existem milhares de genes. São esses genes e o DNA que eles contêm, que determinam a aparência e o temperamento de seu filhote. Quando esses genes se combinam, diferentes traços físicos e comportamentais de ambos os pais são transmitidos para o pequeno Fido. Isso pode levar você a pensar que seu cão tem 50% de chance de se parecer com um dos pais ou que ele parecerá uma combinação dos dois. Na realidade, porém, suas chances de se assemelhar a qualquer dos pais podem ser maiores ou menores, dependendo de quais genes cada pai carrega.
Genes Dominantes e Recessivos
Quando os genes de cada um dos pais de Fido são combinados, apenas certos os que determinam seus traços físicos e comportamentais. Isso ocorre porque alguns genes são dominantes e outros são recessivos. Os genes dominantes sempre superam os recessivos e decidem quais características seu filhote exibirá como parte de sua aparência física, também conhecida como seu fenótipo, de acordo com o Australian Shepherd Health & Genetics Institute. Genes recessivos geralmente permanecem ocultos, a menos que combinados entre si. Esses genes ainda se tornam parte da composição genética definitiva de seu filhote, conhecida como seu genótipo, e estão disponíveis para transmitir aos seus descendentes. Por esta razão, existem três combinações possíveis de genes, dois dominantes, dois recessivos ou um dominante e um recessivo.
Mating and Genes
Quando dois cães, ambos com genes dominantes, mostrados como "BB", mate, seus descendentes terão esses genes e se assemelharão a eles. O mesmo acontece se dois filhotes tiverem todos os genes recessivos, mostrados como "bb". É quando os filhotes com uma combinação de genes recessivos e dominantes, representados como "Bb", acham que as coisas ficam complicadas. Seus filhotes têm 75% de chance de se assemelhar aos pais. Os filhotes têm 25% de chance de não se parecerem com nenhum dos pais, se seus genes recessivos ocultos se combinarem com a configuração "bb", de acordo com o site das Escolas Públicas do Condado de Gwinnett. É claro que, se um dos pais tiver genes "BB" dominantes, os descendentes herdarão os traços desse pai, mas se houver genes "bb" recessivos, há uma chance de 50% de que eles se assemelhem a mãe ou a pai.
Considerações
A probabilidade do seu filhote se assemelhar a qualquer um dos seus pais depende de cada uma das suas características genéticas, algumas das quais podem estar ocultas e desconhecidas para você. Conhecer a aparência física e os traços de seus ancestrais poderia ser útil para determinar como ele pode se parecer quando adulto, porque poderia revelar quais genes ocultos estão ocultos em seu DNA. Filhotes que carregam os genes para doenças hereditárias ou deformidades não devem ser criados por causa da possibilidade de que eles possam passar essas condições para seus filhos. Esses genes indesejáveis também podem surgir em gerações posteriores como genes recessivos ocultos, adverte a Aliança de Proprietários de Animais Responsáveis da Carolina do Norte.




