Que Combustível Os Velocistas Confiam Fortemente No Exercício?

Autor: | Ultima Atualização:

Os carboidratos são a principal fonte de combustível para o sprint.

Ao contrário da maratona, o sprint é uma corrida explosiva de curta distância que pode deixá-lo quase sem fôlego. Os velocistas precisam de uma fonte rápida de combustível que potencialize quase todas as células do corpo para atingir a maior velocidade possível no menor tempo possível. Enquanto carboidratos são o combustível do foguete para o sprint, seu corpo também usa outras fontes de combustível para energia durante e após o treinamento.

Sistema anaeróbico

A corrida usa o sistema de energia anaeróbica, que não requer oxigênio para produzir energia - ao invés do sistema aeróbico que usa oxigênio para produzir energia. Como a corrida de curta distância geralmente dura menos que 10 segundos, não há tempo suficiente para o seu corpo usar oxigênio para aproveitar seu armazenamento de gordura como energia. Em vez disso, seu corpo usa um sistema anaeróbico chamado sistema de fosfogênio para fonte de energia imediata. ATP, ou trifosfato de adenosina, é uma molécula rica em energia que é armazenada em todas as células, e uma oferta típica dura não mais do que 10 segundos durante um exercício de alta intensidade, diz o Dr. Jason Karp, escritor colaborador da "IDEA Jornal de Fitness ". Uma vez que este suprimento se foi, o seu corpo entra no seu armazenamento de carboidratos em seus músculos para obter mais ATP.

Metabolismo dos Carboidratos

A corrida de longa distância, como o traço 200-to 400, exige que o seu corpo quebre os carboidratos assim que o ATP existente em seus músculos for usado. Entre 30 segundos a dois minutos, glicogênio em seus músculos - que é uma forma de carboidratos armazenados em seu corpo - são liberados em sua corrente sanguínea na forma de glicose e é entregue a todas as células do seu corpo, especialmente o sistema nervoso. . Isso permite que os músculos continuem a trabalhar sem ter cãibras e ficarem muito fatigados. Portanto, muito pouco carboidrato em seu corpo pode atrasá-lo e diminui a sua recuperação.

EPOC: O Afterburn

O período de recuperação é tão importante quanto o período de exercício em que seu corpo regenera o ATP. É aqui que você experimenta a respiração profunda e a rápida elevação da temperatura corporal enquanto recupera o fôlego. Este evento é chamado EPOC, ou excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, onde seu corpo aumenta o seu metabolismo e respiração para restaurar seu corpo ao seu estado de repouso, diz o Dr. Len Kravitz, da Universidade do Novo México. Mesmo que seu corpo use pouca ou nenhuma gordura durante a corrida, a gordura é necessária como a principal fonte de combustível para produzir mais ATP e fornecer oxigênio às células.

Recomendações Alimentares

Os velocistas precisam de uma dieta rica em carboidratos para realizar e ter um alto estoque de glicogênio no fígado e nos músculos. No entanto, esses alimentos devem ser não-refinados, carboidratos complexos que estão cheios de vitaminas e minerais, como vegetais ricos em amido, frutas, grãos integrais e vegetais de folhas verdes, recomenda o Australian Institute of Sport. Mantenha alimentos açucarados refinados a um mínimo, bem como alimentos ricos em gordura, como bacon e manteiga. Não há um número mágico para determinar a quantidade de calorias, carboidratos e proteínas que cada pessoa precisa. Todos têm um nível corporal e de condicionamento físico diferente que influenciam seu metabolismo - a genética, o estilo de vida, a saúde cardiovascular e a experiência de treinamento desempenham um grande papel. Consulte um nutricionista de esportes para descobrir o que funciona melhor para você maximizar sua capacidade de sprint.