O Que Faz Com Que Papagaios Se Sintam Estressados?

Autor: | Ultima Atualização:

A socialização é uma parte importante da rotina diária de um papagaio.

Os papagaios têm altos níveis de inteligência e são mais afetados pelo estresse do que muitos outros animais de estimação. Quando um papagaio está estressado, ele pode ficar doente ou recorrer a comportamentos indesejáveis, como gritar ou arrancar penas. Procure orientação de seu veterinário se achar que o comportamento de seu papagaio está relacionado ao estresse.

Causas Mentais do Estresse

Porque os papagaios são inteligentes, eles ficam facilmente entediados. A falta de estimulação mental pode fazer com que um papagaio fique estressado. Os papagaios também têm uma memória aguçada, e eventos traumáticos podem causar estresse contínuo, muito tempo depois do evento ter ocorrido. Ansiedade de separação ou perda de um parceiro pode desencadear o estresse grave o suficiente para causar um papagaio a morrer de fome. Ruídos altos ou situações que desencadeiam uma resposta de voo ou voo também fazem com que o corpo esteja em um estado de estresse que pode afetar a saúde e o bem-estar.

Causas físicas do estresse

A falta de saúde e a falta de exercício são conhecidas por se manifestarem como estresse em aves de estimação. Infecções, sono interrompido ou insuficiente, deficiências de vitaminas ou minerais, doenças ou vários distúrbios metabólicos e do sistema nervoso são causas físicas do estresse. Mesmo as funções biológicas normais, como a muda ou os instintos de acasalamento, podem causar estresse nos papagaios. Causas físicas de estresse são melhor diagnosticadas por um veterinário aviário, como uma mudança na dieta ou medicação pode ser necessária para superar o problema.

Causas Ambientais do Estresse

Papagaios são projetados para viver em climas quentes, com muito espaço para o movimento. Quando um papagaio é colocado em uma gaiola, é fácil entender como essa mudança drástica em relação ao que a natureza pretende pode fazer com que um papagaio sinta estresse. Gaiolas insalubres, gaiolas que são muito pequenas para permitir o movimento adequado, iluminação inadequada, baixas temperaturas, correntes de ar e mudanças na rotina diária são todas causas ambientais de estresse.

Causas Sociais do Estresse

Na natureza, os papagaios vivem em grandes rebanhos familiares. Dependendo da espécie, esses bandos podem incluir centenas de pássaros. A falta de socialização em aves engaioladas que passam muito tempo sozinhas pode fazer com que um papagaio fique estressado. Organizar sua agenda para reduzir a quantidade de tempo que a ave passa sozinha ou posicionar a gaiola de outra ave dentro da visão pode ajudar a aliviar as causas sociais do estresse.