O Que Incomoda Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Entender o que incomoda o seu gato ajuda você a mantê-lo feliz.

Gatos têm mudanças de humor tão variadas quanto suas marcas. Um minuto seu gato é feliz e carinhoso, e no minuto seguinte vêm suas garras. Enquanto o comportamento de um gato pode parecer estranho para seus donos, para ele faz sentido, pois reflete como ele se sente sobre seu ambiente.

Invasão do Território

Os gatos são muito territoriais e são incomodados por invasões espaciais percebidas. Enquanto alguns gatos gostam de conhecer pessoas, a presença de alguém novo manda outros gatos fugirem para se esconder e pode até provocar um comportamento sibilante e anti-social. Dê um tempo para socializar seu gato para um novo animal de estimação ou hóspede da casa, e não espere que seu gato seja um anfitrião amigável para receber os visitantes.

Superestimulação

Um gato que tenha gostado de sua atenção e de repente pique você é provavelmente aquele que é excessivamente estimulado. O mesmo pode ser verdade para o gato que de repente quer para baixo depois de ser segurado ou carregado felizmente. Os sentidos de alerta do seu gato que fazem dele um prolífico caçador também o tornam muito sensível e sujeito à superestimulação. Preste atenção às pistas comportamentais do seu gato e não ignore qualquer busca repentina de liberdade.

Tédio

Os gatos são projetados para caçar e matar sua própria comida. Consequentemente, um gato doméstico que tenha toda a sua comida fornecida para ele pode ficar entediado. Comportamento que lhe parece brincalhão caótico e travesso pode ser a tentativa do seu gato de lidar com o tédio. Morder, arranhar, empurrar e mexer nos móveis são apenas alguns sinais de que seu gato pode se beneficiar do enriquecimento recreativo. O entretenimento do gato não precisa ser caro: uma caixa de papelão simples para se esconder ou um pedaço de papel amassado para bater e perseguir pode ser exatamente o que o seu gato está procurando.

Ficando molhado

Gatos são bem conhecidos por sua aversão a se molhar. Eles não têm o óleo na pele e os pelos que os cães têm, tornando-os vulneráveis ​​a ficarem encharcados na pele. Evite banhar seu gato, a menos que seja absolutamente necessário, mas, se necessário, use água morna em vez de quente ou fria. Linha da banheira com um tapete de borracha para fazer o seu pé seguro. Use xampu projetado especificamente para gatos e garanta que ele permaneça em uma área quente depois até que sua pele esteja completamente seca.