Quais São As Respostas Fisiológicas O Corpo Tem A Formação Aeróbica Vs. Treinamento Anaeróbico?

Autor: | Ultima Atualização:

Correr é um exercício anaeróbico que faz o seu metabolismo acelerar.

Praticamente todos os exercícios que você faz podem ser classificados como aeróbicos ou anaeróbicos. Em que categoria sua rotina depende depende do sistema de produção de energia que seu corpo usa no momento. Não é segredo que o seu corpo necessita de energia para se manter durante o exercício. O treinamento aeróbico queima calorias usando um processo diferente do treinamento anaeróbico, mas as diferenças não param por aí. Seus músculos, células e coração desenvolveram diferentes respostas fisiológicas ao treinamento aeróbico e anaeróbico.

Frequência Cardíaca

Se você quiser simplificar o treinamento aeróbico e anaeróbico, você pode separá-los em treinos feitos com oxigênio e sem oxigênio, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Um exercício como a corrida pode ser tanto aeróbico quanto anaeróbico, dependendo do ritmo que você acompanha. Sua frequência cardíaca determina em qual zona você está trabalhando durante o exercício. Quanto mais você trabalha, mais o seu coração precisa trabalhar. Normalmente, o treinamento aeróbico faz com que seu coração bata em uma faixa de 70 a 80 por cento do seu máximo. Pressionar sua frequência cardíaca acima de 80 por cento coloca você na zona anaeróbica.

Sistemas de energia

O treinamento aeróbico é caracterizado por exercícios que permitem que seu corpo consuma oxigênio como sua principal fonte de energia, enquanto o treinamento anaeróbico é uma forma mais intensa de condicionamento, na qual seu sistema cardiovascular é taxado além de sua capacidade. Para manter seus músculos na zona anaeróbica, seu corpo quebra a glicose armazenada nos músculos para produzir energia.

Gordura vs. Carboidratos

Como seu corpo produz energia de maneiras diferentes nas zonas de treinamento aeróbico e anaeróbico, as calorias que você queima em cada zona virão de diferentes fontes. Na zona aeróbica, mais calorias são perdidas das reservas de gordura em relação aos carboidratos. Na zona anaeróbica, o oposto é verdadeiro e mais calorias são perdidas na forma de carboidratos armazenados em seus músculos em relação à gordura. Além de queimar mais calorias totais na zona anaeróbia em comparação com a zona aeróbica, seu metabolismo também aumentará após o exercício anaeróbico intenso, que resulta em um efeito pós-queima que continua a queimar calorias por horas após o exercício.

Físico

Depois de passar por toda a ciência e processamento de números, tudo se resume a resultados físicos no final do dia. O condicionamento aeróbico queima calorias e melhora a capacidade aeróbica, mas pode ser prejudicial para quem procura manter a massa muscular magra e aumentar a força física. Usando exercícios anaeróbicos intensos, como o sprint, você pode aumentar sua capacidade aeróbica sem sofrer atrofia muscular, de acordo com o Conselho Nacional de Força e Fitness.