
Ensine seu cão a pular obstáculos aumentando lentamente a altura.
A agilidade é uma atividade divertida que você e seu cão podem fazer juntos, e deixa os dois ao ar livre e lhe dá muito exercício. Ensine ao seu cão obediência básica, como chegar, sentar e ficar antes de tentar ensinar-lhe agilidade.
Saltos
Crie um curso de agilidade simples para o seu cão, usando saltos ou suportes de madeira erguidos em blocos. Faça os saltos baixos o suficiente para o cão passar sem deixá-la nervosa ou estressada. Deixe o aparato mais complicado, como o tecido e o túnel, para mais tarde.
Leve o seu cão ao redor do percurso na coleira, caminhando ou correndo ao lado dela para incentivá-la. Passe por cima dos saltos ao mesmo tempo que ela e diga “over” de cada vez, usando a mão mais próxima do cão para indicar o movimento. Ao fazer isso, você ensina a associar o movimento da mão com o salto, para que mais tarde você não precise dizer os comandos.
Elogie o cão e recompense-o com um mimo ou um jogo rápido com sua bola ou brinquedo favorito para cada salto que ela fizer com sucesso. Faça isso quatro ou cinco vezes por dia durante uma semana, até que ela saiba exatamente o que você espera dela e mantenha todo o processo divertido para que ambos gostem.
Posicione o cão a alguns passos do primeiro salto e dê-lhe o comando para se sentar e ficar. Retire a trela e caminhe para o outro lado do salto, ficando longe o suficiente para dar espaço para ela pular. Chame-a para vir até você, dando-lhe o comando para ir além do salto quando ela se aproximar.
Fique dois pulos longe do seu cão e ligue para ela para ir até você. Dê a ela o comando para passar por cima de cada salto enquanto ela se aproxima, até que ela consiga liberar dois saltos consecutivos sem dificuldade. Gere muita emoção com o seu tom de voz, para manter o exercício divertido para ela.
Pergunte a um membro da família que seu cão sabe copiá-lo e pule alguns pulos e chame o cachorro. Corra ao lado do cachorro enquanto ela passa por cima dos saltos, dando-lhe o comando e indicando com a mão. Pratique isso até que ela seja capaz de passar por vários saltos consecutivos sem vacilar e fazer um enorme barulho dela quando acertar.
Levante os saltos um degrau de cada vez até que ela seja capaz de limpar saltos na altura normal para o seu tamanho, conforme indicado no site do American Kennel Club. Pratique-a pulando diariamente enquanto corre ao lado dela, dando a ordem de passar e indicar com a mão.
Tece
Ensine seu cão a atravessar os postes de tecelagem posicionando os pólos em duas fileiras, de modo que ela primeiro se mova pelo canal entre os polos. Faça com que ela siga você segurando um petisco na mão e andando para trás entre os pólos. Dê-lhe o comando para "tecer" ao fazê-lo e recompense-a com muito amor e abraços quando ela acertar.
Leve o seu cão para o início dos tecidos e diga-lhe para ficar. Ande para trás, mantendo o seu olho nela até chegar ao ponto médio das entrelinhas. Chame ela para vir até você e dar a ela o comando tecer enquanto ela se move através do canal.
Mova-se para trás para o restante dos tecidos, segurando a atenção dela com um tratamento em sua mão. Gradualmente, mova seu ponto de partida mais para trás entre os tecidos até que você esteja na extremidade dos postes antes de chamá-la para começar.
Aproxime gradualmente os pólos para que ela seja forçada a começar a tecer enquanto se move pelo canal. No momento em que os pólos estão quase em linha reta, ela estará tecendo entre eles para chegar ao tratamento.
Túnel
Configure um túnel usando uma única bateria de metal ao seu lado. Posicione o seu cão na boca do túnel e diga-lhe para se sentar e ficar. Fique ao lado dela para tranquilizá-la de que ela não precisa ter medo.
Chame a atenção do cão com um deleite, jogue-o no tambor e solte-o. Dê a ela o comando “túnel” enquanto ela vai buscá-lo. Como sempre, dê-lhe muitos elogios e atenção quando acertar.
Faça o túnel mais longo adicionando um segundo tambor e repita o processo. Quando ela estiver confortável em buscar o petisco bem dentro do túnel, peça a um membro da família para ficar do outro lado do túnel com um petisco e encorajá-la a atravessar o túnel. Dê-lhe o comando enquanto ela entra no túnel e recompense-a assim que ela passar por ela sem hesitar.
Estenda o túnel e adicione curvas enquanto ela fica mais confiante, até que você possa direcioná-la para passar por ela, dando-lhe o comando. Recompense-a no outro extremo toda vez que completar o túnel com sucesso.
Itens que você precisará
- Cachorros saltam ou suportes de madeira levantados em blocos
- Pólos de tecelagem ou hastes de madeira
- Túnel de calha de cão ou criança ou tambores vazios de metal
- Trela
- Guloseimas ou brinquedos
Aviso
- Evite praticar cada atividade mais de quatro ou cinco vezes em cada sessão de treinamento, ou seu cão pode ficar entediado e perder o interesse.




