
Pinot noir é um tipo de vinho tinto.
Em vez de beber refrigerante, considere beber vinho todas as noites com o seu jantar. Como todos os vinhos tintos, o pinot noir contém polifenóis, antioxidantes que podem proteger seu coração. Um tipo específico de polifenol, o resveratrol, é provavelmente responsável por muitos dos benefícios para a saúde. O teor de resveratrol varia dependendo da região onde o pinot noir é produzido, mas geralmente, o vinho é rico neste antioxidante vital.
Benefícios Cardíacos
Muitas pesquisas sugerem que o resveratrol pode ter uma série de benefícios para o coração, de acordo com a Mayo Clinic. O Resvaratrol pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, aumentar o bom colesterol, prevenir coágulos sanguíneos e reduzir a inflamação. Embora a maioria dos estudos tenha sido de pesquisa animal ou in vivo, um artigo da 2012 publicado na “Pharmacological Research” examinou a ligação entre o vinho tinto e a doença cardiovascular em indivíduos humanos de alto risco da 1,000. O estudo transversal analisou indivíduos com resveratrol em sua corrente sanguínea e comparou seu consumo de vinho com seus fatores de risco cardiovascular. Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que bebiam vinho tinham melhores taxas de coração e menor glicemia de jejum e níveis de colesterol do que aqueles que não bebiam.
Prevenção do câncer
Beber quantidades moderadas de pinot noir pode ajudar a inibir o desenvolvimento de certos tipos de câncer, de acordo com o National Cancer Institute. Pesquisadores examinaram o resveratrol em muitos tipos diferentes de câncer, como leucemia, câncer de pele e próstata, através de estudos in vivo e em animais. Um estudo 2008 publicado na revista Cell Death and Differentiation analisou o resveratrol em células de câncer de mama. Os pesquisadores descobriram que o resveratrol pode contribuir para a morte celular em células de câncer de mama. No entanto, mais pesquisas, especialmente em seres humanos, são necessárias.
Benefícios Neurológicos
Pinot noir também pode ter vantagens neurológicas. O resveratrol em pinot noir pode ajudar a prevenir doenças neurológicas. Uma revisão da 2011 publicada no “Annals of the New York Academy of Sciences” examinou compostos estilbenoides, que são encontrados no resveratrol. Pesquisadores afirmaram que o resveratrol mostrou resultados favoráveis no tratamento e prevenção de doenças degenerativas, como Huntington, Parkinson e Alzheimer.
Precauções
Apesar destes promissores benefícios para a saúde, o álcool, incluindo o vinho tinto, pode causar problemas de saúde. Beber muito álcool pode contribuir para a pressão alta, doenças do fígado, obesidade e colesterol alto. O álcool pode ser viciante, e você deve beber vinho tinto apenas com moderação. A Clínica Mayo afirma que beber com moderação significa apenas um copo de vinho tinto para as mulheres. Mulheres grávidas, pessoas com certas doenças crônicas ou aquelas que tomam alguns tipos de medicamentos devem evitar o álcool. Converse com seu médico para recomendações específicas.




