Política Para Uniformes No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Exigir que os funcionários usem uniformes significa redigir uma política uniforme no local de trabalho.

Se você está à toa tentando encontrar um código de vestimenta para seus funcionários, exigir uniformes pode parecer a maneira mais fácil de resolver o problema. Mas antes de elaborar uma política que exija que os funcionários usem uniformes no local de trabalho, certifique-se de compreender as ramificações legais das políticas uniformes.

Uniforme Versus Street Clothes

A palavra "uniforme" pode evocar imagens de um traje de policial ou de agente de serviço, mas no fundo, a palavra é sinônimo de "mesmo". Essa é uma distinção importante quando se trata de elaborar uma política uniforme no local de trabalho. Se você planeja exigir que seus funcionários usem roupas específicas para o local de trabalho - isto é, um smoking, macacões amarelos brilhantes, uma fantasia de palhaço - então suas obrigações legais são diferentes do que se você planeja pedir a todos os funcionários que usem calças pretas e camisetas vermelhas . A diferença? Um é claramente um uniforme para todos os efeitos, enquanto o outro exige o uso de roupas de rua que ofereçam uma aparência uniforme para todos os funcionários. Essa é uma distinção importante quando se trata das legalidades da política do local de trabalho.

O fanfarrão pode parar aqui

Antes de redigir essa política exigindo que seus funcionários se vistam de smoking, considere o que o Departamento do Trabalho e quaisquer órgãos estaduais e federais aplicáveis ​​determinam onde os uniformes são necessários. A Folha Informativa do Departamento de Trabalho No. 16 afirma que "se o uso de um uniforme é exigido pela lei [estadual, local ou federal], a natureza de um negócio, ou por um empregador, o custo e a manutenção do uniforme são considerados ser uma despesa comercial do empregador ". Em outras palavras, se seus funcionários são obrigados por lei a usar um uniforme, o custo deve ser pago por você como empregador. Se os uniformes não forem obrigatórios, e você espera que seus funcionários arcem com os custos, você não pode reduzir os salários de seus empregados abaixo do salário mínimo federal ao fazê-lo.

Expandindo o uniforme, invadindo a lei

Se você estiver considerando exigir que seus funcionários usem uniformes, é muito provável que você também esteja considerando abordar outros aspectos da aparência dos funcionários. Tome cuidado com a forma como você expande sua política de uniformes no local de trabalho - você pode inadvertidamente entrar em conflito com a lei. A Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego alerta que "embora um empregador possa exigir que todos os trabalhadores sigam um código de vestimenta uniforme, mesmo que o código de vestuário entre em conflito com as crenças ou práticas étnicas de alguns trabalhadores, um código de vestimenta não deve tratar alguns empregados de forma menos favorável. origem." Outras acomodações, tais como práticas religiosas ou deficiências, devem ser levadas em consideração, a menos que, nas palavras da EEOC, "resultem em dificuldades indevidas".

Frases a serem evitadas a todo custo

Ao elaborar uma política de uniformes no local de trabalho, a especificidade é fundamental, especialmente se você pretende exigir uniformes de roupas de rua. Quanto mais subjetiva a linguagem, mais fácil é para os funcionários e gerentes interpretarem mal sua política. Considere este termo frequentemente usado: "as saias devem ser pretas ou bege, em um comprimento apropriado e ser consideradas roupas de negócios". Tudo da cor ao comprimento ao estilo é abordado, e ainda assim essas frases são subjetivas o suficiente para significar pouco. Contraste com isso: "saias devem ser na altura do joelho até o tornozelo de comprimento. Por favor, consulte o manual do empregado para exemplos de cores e estilos de saia apropriados." Fornecer exemplos, em vez de frases vagas, torna sua política clara e concisa.