A falta de estrutura pode afetar a produção.
Embora a ideia de uma relação de trabalho desestruturada e livre entre empregados e empregadores possa parecer atraente, a falta de responsabilidade e uma estrutura informal podem levar a problemas no local de trabalho. Desentendimentos e percepções equivocadas podem ocorrer, o que pode prejudicar os relacionamentos colaborativos, diminuir a produtividade e impactar o moral.
Responsabilidade
Políticas informais e diretrizes processuais entre empregados e empregadores podem levar a uma falta de responsabilidade. Por exemplo, se não houver uma política formal para chegar atrasado ou sair cedo, alguns membros da equipe cumprirão o sistema de honra e comparecerão às horas prescritas. Outros entrarão e sairão quando quiserem. Isso pode causar ressentimento entre os colegas e pode levar a um sentimento de tratamento desigual da administração.
estandardização
A falta de padronização nos procedimentos empregador-empregado pode levar a disputas e reivindicações de favoritismo. Por exemplo, se não houver diretrizes formais para a realização de avaliações de desempenho, um funcionário pode se sentir mais criticamente julgado do que outro, especialmente se critérios de avaliação flutuantes forem usados. Da mesma forma, quando é hora de aumentos ou promoções e não há diretrizes formais sobre como o desempenho e a elegibilidade são avaliados, os funcionários podem sentir que a avaliação de desempenho e as oportunidades de progresso se baseiam na sorte e não no mérito.
Disciplina
Independentemente de quão informal é um ambiente de trabalho ou de quão frouxas são as diretrizes processuais, certas questões de emprego e desempenho exigem ação disciplinar. Se não houver uma política formal para como as reclamações são apresentadas ou como os funcionários são repreendidos ou disciplinados, pode ocorrer um ambiente de trabalho volátil. Este grau de informalidade pode levar a empresa a ações judiciais relacionadas ao assédio e à atividade hostil no local de trabalho. A falta de uma pista impressa sobre questões de funcionários pode dificultar a rescisão de um funcionário, se necessário.
Resolução de Disputas
Um processo formal de resolução de disputas fornece aos funcionários uma ferramenta para lidar com conflitos entre escritórios que eles podem não conseguir resolver sozinhos. Se tal procedimento formal não estiver em vigor, os problemas podem não ser resolvidos ou tratados de forma desordenada de maneira não produtiva. Um gerente que não tem nenhum ponto de referência para mediar disputas pode parecer ineficaz e os problemas podem aumentar. Esse tipo de ambiente pode resultar em aumento da insubordinação dos funcionários, hostilidade no local de trabalho, redução do trabalho em equipe, aumento da rotatividade e menor satisfação no trabalho.