O vinho tinto, com moderação, aumenta os níveis de HDL.
Talvez você não precise justificar por que se dedica a lubrificantes sociais, mas a boa notícia é que o consumo moderado de álcool afeta seus níveis de colesterol aumentando o tipo de HDL protetor e diminuindo o tipo prejudicial de LDL. No entanto, se você exagerar no vinho ou nos destilados, os níveis de HDL provavelmente cairão, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
HDL
HDL é uma abreviação de lipoproteína de alta densidade, que é um composto graxo que transporta colesterol e triglicérides no sangue. HDL contém algum colesterol, mas na verdade é um tipo de portador e não é realmente um tipo de colesterol. HDL é o menor dos transportadores de lipoproteína e responsável pelo transporte de até 30 por cento do seu colesterol no sangue de volta ao fígado para excreção ou reciclagem. Assim, o HDL é considerado “bom” porque tende a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a reduzir o risco de doença cardiovascular. Níveis de HDL superiores a 60 miligramas por decilitro de sangue são ideais, enquanto níveis inferiores a 40 miligramas não são saudáveis. Em contraste, o LDL "ruim" tende a depositar colesterol e gordura nas paredes internas das artérias, o que aumenta o risco de problemas cardíacos e de obstrução.
Álcool com moderação
Para que o álcool tenha um efeito positivo no colesterol sanguíneo, as mulheres devem limitar seu consumo diário a um máximo de um coquetel ou copo de vinho. Nesse montante, é mais provável que seu HDL permaneça em níveis saudáveis e seja improvável que seu LDL suba muito, mas muitos outros fatores, como dieta e estilo de vida, afetam os níveis de colesterol no sangue. O álcool também torna o sangue "mais fino", o que significa menos capaz de formar coágulos. Beber vinho tinto tem benefícios cardiovasculares adicionais porque é rico em resveratrol - um poderoso antioxidante capaz de impedir que os radicais livres danifiquem vasos sanguíneos e outros tecidos.
Álcool demais
O uso excessivo de álcool em uma base regular afeta negativamente a sua saúde de várias maneiras, incluindo a alteração do seu perfil de colesterol no sangue. Em vez de ajudar a aumentar os níveis de HDL, o consumo excessivo de álcool reduz o HDL circulante e aumenta o LDL "ruim". O uso excessivo de álcool também aumenta a quantidade de triglicérides circulando no sangue, o que aumenta os riscos de pressão alta e ganho de peso. Além disso, o excesso de álcool pode tornar o sangue muito fino e levar a muitos vasos sanguíneos quebrados, hematomas e veias da aranha.
dicas
Dietas baseadas em alimentos processados ricos em gorduras trans e saturadas reduzem significativamente os níveis de HDL, portanto, não se trata apenas da bebida alcoólica. Coma mais alimentos frescos, prepare a maior parte de suas refeições em casa e limite sua ingestão diária de colesterol a menos de 300 miligramas. O exercício regular também aumenta os níveis de HDL, por isso não se esqueça do ginásio. A propósito, a American Heart Association define uma bebida alcoólica como onças de cerveja 12, onças de vinho 5 ou onças de licor 1.5, como a tequila. E você pensou que o pequeno aquário cheio de margarita de limão contava como apenas um coquetel.