
O contato físico foi mostrado para fortalecer os laços em um relacionamento
O toque é o primeiro sentido que adquirimos como bebês. Quando um bebê começa a chorar, qual é a coisa mais provável para acalmá-lo? Toque de sua mãe. E embora nos tornemos mais sensíveis ao toque à medida que envelhecemos, vários estudos mostraram que o contato físico ainda é a melhor maneira de se conectar a outra pessoa. Mas você nem precisa mesmo de ciência para lhe dizer isso. Encontre qualquer casal feliz que esteja junto por um bom tempo e que tenha uma boa chance de passar um bom tempo de mãos dadas. A verdade simples da questão é; Se você quer um relacionamento saudável, você provavelmente deve aumentar o contato físico.
Não para os níveis brutos de PDA, é claro. Como foi abordado neste blogue, muito PDA faz com que todos à sua volta se sintam desconfortáveis. Mas um pouco de mão segurando, um ocasional esfregar para trás ou um braço ao redor do ombro, inferno, até mesmo um soco no punho pode fazer maravilhas para fortalecer o vínculo em seu relacionamento. Parte da razão para isso é psicológica. Há muitas coisas que fazemos para nos comunicar além da fala e o toque físico é uma delas. Estender a mão e agarrar a mão do seu parceiro não deixa espaço para erros de interpretação. Pessoas que não gostam umas das outras tendem a não dar as mãos.
Mas mais do que apenas o benefício psicológico que o toque oferece, existe também uma química. Quando uma pessoa nos toca de forma amigável ou romântica, nossos corpos liberam um hormônio chamado oxitocina, às vezes chamado de “hormônio do aconchego”. Basicamente, a ocitocina promove sentimentos de devoção, confiança e vínculo. o hormônio do estresse cortisol, o que significa que o contato físico pode realmente ajudar a nos acalmar.
Basicamente, tudo se resume a que o contato físico cria raízes conectivas mais profundas do que simplesmente palavras ou ações. Por que mais nós abraçamos as pessoas para celebrar ou consolá-las? porque as palavras sozinhas não comunicam nossos sentimentos bem o suficiente. Então, se você descobriu que a mão segurando, o abraçar, os braços ao redor dos ombros ficaram um pouco escassos desde que se estabeleceu em seu relacionamento, provavelmente é hora de trazê-lo para a coisa real. Afinal, quem não quer ser aquele velho casal de mãos dadas no parque?




