Fatores físicos e emocionais abrem caminho para desejos de comida.
Se o seu estômago roncando só pode ser satisfeito por um alimento em particular, você não está simplesmente com fome, você está desejando. A maioria das pessoas experimenta desejos por comida ocasionalmente, e raramente causam alarme. Fazer uma dieta balanceada, manter-se hidratado, controlar o estresse e alimentar os desejos antes que eles se transformem em desejos podem ajudar muito a reduzir os desejos, diz o Centro Médico da Universidade de Rochester. Se os seus desejos forem frequentes ou severos, aprender mais sobre as causas subjacentes pode inspirá-lo a fazer mudanças positivas.
Razões Emocionais
Os desejos por doces são conectados ao cérebro, diz Samara Felesky-Hunt, uma nutricionista registrada em Calgary, Canadá. Como os carboidratos ajudam o cérebro a produzir a serotonina, uma substância química de bem-estar, os baixos níveis de serotonina podem estimular os desejos por alimentos ricos em carboidratos. Comer um lanche ou refeição rica em carboidratos altera sua química cerebral, proporcionando alívio temporário da depressão leve, tensão e estresse. Você também pode desejar alimentos de conforto, como alimentos que você amava quando criança, em momentos de ansiedade ou estresse.
Dieta
Se você fizer dieta para perder peso, é provável que você tenha desejos por comida. Em um estudo publicado no "Appetite" em junho 2012, os pesquisadores analisaram a ingestão de alimentos, desejos e humor de mulheres 129 que estavam fazendo dieta, observando seu peso ou não fazendo qualquer um durante sete dias. A grande maioria dos desejos 393 relatados derivados de dieters, cujos desejos eram os mais intensos. As mulheres que observavam o peso apresentavam quantidades e intensidade moderadas de desejos por comida, e os não-dietistas exibiam o menor e o mais fraco. A comida mais desejada era chocolate. Se você tem quilos em excesso, comer mais alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais, exercitar-se rotineiramente e permitir doces com moderação é uma opção mais eficaz e menos propensa a causar desejos.
Baixo teor de açúcar no sangue
Se você é um fanático por fitness, você pode encontrar carboidratos desejando-se. Exercícios pesados fazem com que o corpo gaste os estoques de glicogênio nos músculos, que o corpo colhe de carboidratos. Se você não conseguir reabastecer essas lojas após o treino, poderá desenvolver um nível baixo de açúcar no sangue. O baixo nível de açúcar no sangue, também conhecido como hipoglicemia, causa compulsão por carboidratos, diz o Centro Médico da Universidade de Rochester. Para evitar os desejos relacionados à hipoglicemia, coma um lanche rico em carboidratos, como uma banana ou uma fatia de pão integral com manteiga de amendoim, logo após o exercício. Grãos integrais, nozes e frutas frescas fornecem carboidratos e promovem um controle mais duradouro do açúcar no sangue, em comparação com carboidratos refinados, como cereais açucarados ou doces.
Deficiências nutricionais
Quando sua dieta carece de nutrientes específicos, como carboidratos, proteínas ou gordura, é provável que você anseie por fontes ricas em alimentos. Os desejos de sal podem derivar de dietas pobres em cálcio, diz Michael Tordoff, pesquisador do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia. Os desejos de sal também foram associados a deficiências de ferro e potássio. Para garantir que suas necessidades nutricionais sejam satisfeitas, busque uma dieta balanceada, rica em uma variedade de alimentos, como frutas, legumes, grãos, nozes, sementes, peixe, carnes magras e laticínios. Se você tiver problemas para atender às suas necessidades apenas com a alimentação, discuta a necessidade potencial de suplementos com seu médico ou nutricionista.