Treinamento Sobre Como Lidar Com Funcionários Difíceis

Autor: | Ultima Atualização:

Confrontar rapidamente um funcionário difícil para evitar problemas de longo prazo.

O trabalho em equipe é crítico na maioria das empresas. Se sua equipe incluir um ou mais funcionários difíceis que não trabalhem de maneira responsável ou profissional, toda a equipe poderá falhar. Comportamentos como fofoca, calúnia ou retenção de informações para ganhar vantagem podem envenenar toda a equipe. Os gerentes devem lidar com funcionários difíceis de maneira rápida e profissional para garantir que a equipe se mova na direção certa.

Avaliação

Ao avaliar um funcionário difícil, execute com cuidado a devida diligência de maneira imparcial. Convide todos os membros da equipe para reuniões individuais privadas para discutir a situação disfuncional sem medo de retaliação. Faça perguntas abertas para encorajar uma discussão completa. Documente cuidadosamente a situação de cada funcionário e compare as histórias dos funcionários para procurar semelhanças e diferenças nas percepções do comportamento difícil dos funcionários. Traga os membros das equipes de volta, conforme necessário, para discutir as diferenças nas respectivas versões.

Confronto

Solicite uma reunião com o funcionário difícil e inclua mais de um membro da equipe de gerenciamento, se possível. Se houver mais de um funcionário problemático, confronte cada um individualmente. Documente o lado de cada membro da equipe da história e compare essas histórias com as de outros membros da equipe. Faça uma lista das ofensas perpetradas pelo funcionário e as expectativas comportamentais do funcionário usando o manual de políticas da empresa como um guia. Determine se a situação pode ser resolvida com uma mediação.

Mediação

Inicie uma reunião de mediação com uma avaliação positiva dos passos bem-sucedidos da equipe para alcançar sua missão. Em seguida, defina expectativas claras sobre como a reunião será realizada. Por exemplo, permita que apenas uma pessoa fale de cada vez e não aceite nenhuma chamada de nomes. Como o objetivo dessa reunião é a reconciliação, busque perdão e mude entre os membros da equipe. Documente cuidadosamente todos os lados da história e procure um terreno comum. Se o funcionário difícil parece arrependido e disposto a mudar, agradeça ao funcionário e ao restante da equipe. Estabeleça um plano com todas as partes envolvidas para resolver qualquer problema no comportamento problemático e explique cuidadosamente suas expectativas no futuro. Agende uma reunião de acompanhamento com todas as partes para verificar se a situação melhorou. Documente cada reunião no arquivo de emprego de cada funcionário.

Continuação

Contrição de curto prazo pode dar lugar a uma recaída. Acompanhe os funcionários sistematicamente, reunindo-se individualmente com os membros da equipe regularmente. Se a situação parece ter sido corrigida, agradeça às partes envolvidas e encerre o caso após um período razoável de tempo. Se o comportamento difícil for apenas um conflito de personalidade entre alguns funcionários, considere a transferência do funcionário difícil para outra equipe. Se o empregado retomar o comportamento difícil e a rescisão parecer necessária, realize uma reunião para fornecer ao funcionário uma advertência por escrito.

Terminação

Se a mediação ou correção não parecer estar funcionando, encerre o funcionário. Chame o empregado para uma reunião com dois membros da administração presentes para documentar a demissão. Explique claramente as ofensas do funcionário em relação à política da empresa, conforme detalhado no manual de política da empresa, informe ao funcionário que o emprego está sendo rescindido e solicite que o funcionário assine os papéis de rescisão. Conduza a reunião com o máximo de privacidade possível.