Tipos De Toxicologistas

Autor: | Ultima Atualização:

A toxicologia oferece uma variedade de opções de carreira.

Vestindo um jaleco para fazer trabalhos que salvam vidas, melhora a sociedade e protege o planeta, atrai os amantes da ciência para o campo da toxicologia. Os toxicologistas têm experiência nos perigos apresentados por venenos naturais, substâncias químicas e outras substâncias produzidas pelo homem. Eles sabem que níveis de exposição podem ser seguros ou mortais e recomendam tratamentos para a exposição. De acordo com o Escritório de Administração de Pessoal dos EUA, os toxicologistas iniciam suas carreiras após obterem um Ph.D. em toxicologia ou se tornando médicos ou veterinários. Com concentrações em uma das sub-especialidades do campo, eles podem misturar seus interesses com uma carreira gratificante.

Toxicologista Ambiental

Você pode dividir seu tempo de laboratório com a pesquisa de campo como um toxicologista ambiental que estuda a contaminação de alimentos, ar, solo e água de produtos químicos e biológicos. Eles identificam fontes de poluição, detectam a presença de toxinas no ambiente e determinam maneiras de eliminá-las. Os toxicologistas ambientais também pesquisam a relação entre a exposição a substâncias químicas e o surgimento de defeitos congênitos e câncer. O Registro Nacional de Profissionais Ambientais oferece certificação para aqueles com pelo menos um diploma de bacharel e três anos de experiência profissional.

Toxicologista Industrial ou Ocupacional

De acordo com a Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças, os casos de doenças relacionadas ao trabalho 350,000 surgem a cada ano de exposição a produtos químicos. Como toxicologista industrial ou ocupacional, você pode promover a proteção e a segurança do trabalhador. Sua pesquisa pode identificar produtos químicos perigosos e substâncias tóxicas e definir níveis mínimos de risco, ou LMR, para a exposição diária dos trabalhadores a eles. Os toxicologistas industriais também aconselham agências governamentais em questões de saúde pública relacionadas ao bioterrorismo.

Toxicologista Regulatório

Níveis seguros de exposição também ocupam o tempo de um toxicologista regulador. Os toxicologistas reguladores testam produtos para ingredientes ou componentes tóxicos e, em seguida, determinam por quanto tempo uma pessoa ou animal pode ser exposto com segurança a eles. Suas descobertas ajudam agências como a Food and Drug Administration e a Consumer Product Safety Commission a estabelecer regras que fabricantes e fornecedores devem seguir. Outro aspecto deste ramo da toxicologia diz respeito ao desenvolvimento de produtos para medicamentos, cosméticos, produtos químicos industriais e aditivos alimentares, de acordo com o ATSDR.

Toxicologista Forense

Os toxicologistas forenses atendem ao sistema de justiça criminal. Eles testam amostras de tecido e fluidos corporais para determinar a presença e quantidade de veneno, gás, metal, álcool ou drogas. Armados com um conhecimento profundo sobre como as substâncias tóxicas afetam o desempenho e vários sistemas do corpo humano, os toxicologistas forenses podem ajudar a exonerar ou condenar suspeitos de crimes e identificar a causa da morte. Empregadores e órgãos governamentais esportivos, como o Comitê Olímpico Internacional, contam com testes toxicológicos forenses para determinar se funcionários e atletas usaram substâncias proibidas.

Toxicologista Médico

Se o seu interesse está voltado para o atendimento ao paciente, tornar-se um toxicologista médico lhe dá a oportunidade de pesquisar, diagnosticar, gerenciar e tratar intoxicações. Centros de controle de envenenamento, clínicas de desintoxicação de drogas e salas de emergência de hospitais empregam esses especialistas em toxicologia, também conhecidos como toxicologistas clínicos. Os toxicologistas médicos que tratam pacientes são médicos com certificação do Conselho Americano de Medicina de Emergência, Conselho Americano de Pediatria ou Conselho Americano de Medicina Preventiva.