
Solicitações de documentação sobre custos e obrigações podem ser um sinal de alerta.
Todo mundo está sussurrando sobre o mais recente boato de terceirização, mas seu chefe insiste que seu trabalho está seguro. É difícil saber em quem acreditar quando seu trabalho está em risco. Se você procurar com afinco o suficiente, normalmente poderá detectar alguns sinais de que sua empresa está considerando terceirizar trabalhos, mesmo que a gerência os negue.
Sigilo
Vamos enfrentá-lo - a gerência tem boas razões para manter o segredo da terceirização. Se não o fizerem, eles têm que lidar com funcionários infelizes e, pior, com funcionários que desistem antes que o negócio seja concluído. Quando grandes mudanças estão em andamento, as pessoas tendem a se tornar mais sigilosas. Você pode notar que os gerentes realizam mais reuniões a portas fechadas ou agendam reuniões fora do local para evitar suspeitas. Se seu chefe já fez um bom trabalho em manter os funcionários informados sobre metas e notícias da empresa e agora não tem nada a compartilhar, pode ser porque ela foi instruída a manter a boca fechada até que a empresa faça um anúncio formal.
Finanças
Dinheiro governa sua empresa e - ou a falta dela - é uma das principais razões para a terceirização. Se sua empresa teve um ano ruim, a terceirização é uma opção que a gerência pode considerar para economizar dinheiro. A empresa pode não admitir o quão ruim as coisas são, mas se houve um congelamento nas contratações, uma rodada de demissões e nenhum aumento neste ano, as chances são de que as pessoas no topo estão falando sobre maneiras de mudar as coisas. Embora um ano ruim seja um sinal de alerta para a terceirização, também é um ano muito bom. A revista "Quality Digest" observa que a administração pode decidir terceirizar se quiser sustentar os ganhos e manter os investidores satisfeitos com o desempenho da empresa.
Investimento em pessoal e equipamentos
Compare o calendário deste ano com o do ano passado. Você pode ter um problema se o calendário do ano passado estiver cheio de sessões de treinamento, almoço e aprendizado e conferências, e o calendário deste ano não tiver nada além de lembretes sobre a festa de Natal do escritório e o chá de bebê do seu colega de trabalho. Do ponto de vista da administração, não faz sentido investir dinheiro no desenvolvimento da equipe se a equipe não estiver por perto por muito mais tempo. A falha em atualizar o equipamento e o software é outro sinal de que a terceirização é uma possibilidade.
Responsabilidades
A administração pode lentamente começar a transferir tarefas para a empresa de terceirização antes de anunciar oficialmente o plano. Eles provavelmente vão mudar a mudança na melhor luz positiva - talvez eles estejam simplificando as operações ou sendo bons sujeitos, reduzindo sua carga de trabalho pesada. Mudar de tarefas nem sempre é um mau sinal, mas, juntamente com outros sinais potenciais de terceirização, pode sinalizar o fim do seu trabalho. Se a gerência planeja terceirizar tarefas em seu departamento, seu chefe ou a alta gerência pode pedir informações detalhadas sobre as tarefas que você executa ou contratar consultores para observar o que você faz e como você faz.




