
Um 401 (k) é uma maneira eficiente de criar um ninho de ovos para seus anos de aposentadoria. Seu empregador deposita uma parte de seu pagamento na conta, que geralmente é composta por fundos de investimento administrados por profissionais financeiros até você atingir seus anos dourados. Se o dinheiro é investido apenas em ações, prepare-se para uma montanha-russa, já que o fundo vai subir e descer com o mercado. Alguma dessa turbulência pode ser evitada se o dinheiro for colocado em fundos de renda fixa. No entanto, esses investimentos podem expô-lo a um novo conjunto de problemas. Particularmente, se você exagerar.
Ações versus títulos
Os planos 401 (k) da maioria das pessoas incluem fundos de crescimento e renda. As ações em fundos de crescimento representam uma participação parcial nas empresas. Se uma empresa faz bem, seu estoque aumenta de valor. Se a empresa falir, você poderá perder tudo. Os fundos de renda contêm principalmente títulos, que são basicamente contratos de empréstimo. Você receberá pagamentos de juros regulares quando a empresa ou o governo - o emissor de títulos - toma dinheiro emprestado de investidores. O interesse vai para o 401 (k), que deve engordar lentamente ao longo do tempo. Como a maioria dos investidores 401 (k) coloca dinheiro em fundos mútuos de títulos em vez de títulos emitidos por empresas individuais, seu dinheiro é distribuído entre milhares de corporações e entidades governamentais. Isso tende a fornecer uma proteção contra padrões, que geralmente afetam apenas uma ou duas entidades por vez.
Crescimento
Se uma empresa for à falência, o tribunal de falências resolverá integralmente as ações dos detentores de bônus, antes mesmo de conversar com os acionistas sobre a devolução de parte de seu dinheiro. Isso torna os títulos mais seguros do que ações. Por causa disso - e porque a receita que você pode esperar receber dos títulos é pequena e limitada - os preços dos títulos tendem a permanecer relativamente estáveis. Os estoques, por outro lado, têm um potencial ilimitado de crescimento e perda. Pessoas próximas à idade da aposentadoria frequentemente transferem dinheiro dos fundos de ações para os fundos de renda, porque preservar o capital é mais importante para eles do que o crescimento. Se você não pretende se aposentar por 20 ou 30 anos, você limitará desnecessariamente seu potencial de crescimento se transferir todo o seu dinheiro para fundos de renda fixa.
Risco de Inflação
As perdas de mercado não são as únicas ameaças potenciais aos investimentos de renda fixa. A inflação pode efetivamente reduzir o valor dos fundos de renda. Os tomadores de crédito, como o governo federal e as grandes corporações, pagam baixas taxas de juros em suas dívidas porque têm riscos mínimos de inadimplência. Por causa disso, com o tempo, a inflação pode crescer em um ritmo mais rápido do que um 401 (k) pesado de ligação pode crescer. Como os preços em alta reduzem seu poder de compra, você está efetivamente perdendo dinheiro ao longo do tempo se a taxa de inflação for, digamos, 4 por cento e seu fundo de títulos render apenas 3 por cento. Assim, você pode preservar seu investimento inicial em um fundo de renda fixa, mas você não pode preservar seu poder aquisitivo.
Altos rendimentos
Empresas mal administradas têm tanto acesso a mercados de dívida quanto empresas bem administradas. Alguns investidores compram, felizmente, títulos de empresas em dificuldades, porque as taxas de juros dessas dívidas são muito mais altas do que os títulos emitidos por entidades mais fortes. Títulos de alto rendimento e alto risco muitas vezes são vendidos por um prêmio, porque alguns investidores estão desesperados para ganhar esse alto interesse. Esses fundos às vezes são tão voláteis quanto os fundos de ações. Tenha em mente que essas altas taxas de juros significam riscos extras, e você não ganhará muito dinheiro com investimentos em renda fixa se os emissores de títulos forem à falência. Algumas das maiores corporações do mundo falharam durante severas recessões, deixando os possuidores de títulos com pouco ou nada. Alguém se lembra da Enron? WorldCom? Irmãos Lehman? Seus detentores de bônus prefeririam esquecer.
Considerações
Em vez de colocar todos os ovos na mesma cesta, você pode investir em uma combinação de fundos de crescimento e renda. Se o seu empregador fizer contribuições correspondentes, você pode até investir seu próprio dinheiro em fundos de títulos conservadores e arriscar a empresa a se equiparar a fundos de ações. Mesmo que o mercado caia hoje, sua conta ainda tem algumas décadas para se recuperar antes que você precise do dinheiro. Você pode revisar regularmente suas seleções de investimento e reduzir gradualmente suas participações acionárias à medida que se aproxima da aposentadoria.




