Requisitos Para Ser Um Especialista

Autor: | Ultima Atualização:

Primatologistas estudam primatas em seus hábitos naturais, bem como em cativeiro.

Embora muitos a considerassem esquisita ou simplesmente louca por dedicar boa parte de sua vida a viver e estudar primatas, Jane Goodall, a primatologista feminina mais famosa, deu grandes passos na ciência da primatologia. Além de estudar os primatas em seus habitats naturais, primatologistas como Goodall também atuam em faculdades e universidades como professores, realizando pesquisas em laboratórios públicos e privados e cuidando de primatas em zoológicos e centros de vida selvagem. O caminho para se tornar um primatologista inclui educação e treinamento especializados.

Licenciatura em Graduação

No mínimo, um primatologista deve ter um bacharelado de quatro anos. Os programas de graduação de primatologia existem, mas apenas no nível de pós-graduação. Tipicamente, os primatologistas obtêm graduação em antropologia, psicologia, biologia e ciências veterinárias. Outros cursos de graduação típicos incluem anatomia, bioquímica, genética, ciência médica, farmacologia e fisiologia. Independentemente do programa de graduação, os primatologistas devem ter uma sólida experiência em tópicos como comportamento de primatas, estudos biomédicos e de reprodução, ecologia, conservação e criação de animais.

Estudos de pós-graduação

Avançando no campo da primatologia requer um mestrado ou doutorado, especialmente para aqueles que procuram entrar na academia para ensinar. Várias faculdades e universidades oferecem pós-graduação em primatologia, incluindo a Central Washington University e a University of Georgia. Primatologistas potenciais também podem optar por obter um diploma de pós-graduação de um veterinário ou escola de medicina. Como parte de um programa de graduação avançada em primatologia, os alunos participam de pesquisas, projetos de laboratório e dissertações.

Treinos

Como o campo da primatologia é extremamente competitivo, os primatologistas em potencial se beneficiam de treinamento adicional fora da escola. Uma escola de estágio ou de campo oferece aos alunos uma visão real da primatologia em ação e proporciona a ela experiência prática que ela pode usar em uma posição de tempo integral. O National Primate Research Centers mantém um banco de dados de oportunidades de estágios e escolas de campo. Normalmente, os candidatos a um estágio ou estudo de campo devem estar simultaneamente inscritos em estudos relacionados a primatas ou recém-formados. Alguns estágios e escolas de campo ocorrem durante os meses de verão, enquanto outros cobrem seis meses a um ano. Os programas de treinamento acontecem em todo o mundo, e os estudantes devem estar dispostos a dedicar longas horas, muitas vezes vivendo em ambientes primitivos com pouco ou nenhum pagamento.

Habilidades

Juntamente com uma forte formação educacional nas ciências biológicas, um primatologista deve ter uma forte compreensão de matemática e estatística, ambas as quais ela usa quando coleta e estuda dados. Embora não seja um requisito, a fluência em idiomas além do inglês beneficia os primatologistas, já que o campo tem alcance internacional. Conhecimentos básicos de informática, assim como excelentes habilidades de comunicação oral e escrita, também são necessárias para o sucesso no setor, já que muitos primatologistas escrevem propostas de concessão de financiamento, trabalhos de pesquisa e outros conteúdos educacionais.