As Qualidades Para Se Tornar Um Bom Pediatra Comunitário

Autor: | Ultima Atualização:

Ser um pediatra comunitário requer paciência e bom senso.

Ser um pediatra comunitário pode ser uma carreira profundamente recompensadora, mas também é desafiadora e pode ser exaustiva. Como seus pacientes confiarão em você para o bem-estar deles e procurarão formar um relacionamento duradouro com você como médico, você precisa ter certeza de que possui as qualidades pessoais para assumir esse importante papel.

Cuidar

Os pediatras precisam de um senso de missão para cuidar das crianças. Você deve sentir-se apaixonadamente pelo seu trabalho, porque muitas vezes envolve longas horas e talvez situações angustiantes. Você deve sentir um grande senso de compaixão e um impulso para ajudar as crianças sob seus cuidados.

Intuitivo

Você precisa ter excelentes habilidades pessoais para ser um pediatra comunitário de sucesso. Os bebês não são capazes de se comunicar diretamente com você e você tem que interpretar os sintomas sem a ajuda deles. Mesmo quando as crianças se tornam verbais, muitas vezes você tem que ler nas entrelinhas do que está sendo dito para descobrir o que realmente está acontecendo. Os pais podem ficar emocionalmente angustiados quando trazem uma criança doente, então você precisa ser capaz de discriminar entre o que é realmente importante e o que pode ser uma reação exagerada.

Comunicação

Além de ser capaz de interpretar o que é dito para você, você também deve poder se comunicar fortemente. Você deve transmitir um senso de autoridade ao dar um diagnóstico e ser claro e preciso ao explicar um curso de tratamento. Você também precisa dessas habilidades de comunicação com seus colegas para garantir um bom trabalho em equipe com enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

Pensamento crítico

Um pediatra deve ser capaz de reunir informações de várias fontes diferentes e pensar criticamente sobre o quadro que está sendo apresentado para fazer um diagnóstico. Você deve ser capaz de pensar logicamente, muitas vezes sob pressão, e avaliar e escolher a melhor solução para um problema.

Aconselhamento

Como pediatra da comunidade, você precisa cultivar as habilidades de um conselheiro. Você estará com as crianças desde o momento do nascimento até que elas estejam à beira da idade adulta. É uma época de grandes mudanças e algumas vezes de reviravoltas, e você é uma das pessoas que eles e seus pais buscarão como orientação. Você será chamado não apenas para a cura física, mas também para o aconselhamento sobre questões de comportamento, problemas emocionais e talvez eventos que mudam a vida, como a gravidez na adolescência. Você precisa ter uma presença calma e reconfortante.