
Peixes de aquário gostam de plantas, mas eles representam ameaças que você deve eliminar antes de plantar.
As plantas aquáticas literalmente animam a aparência de um aquário. Eles dão aos peixes um lugar para se esconder e ajudar a converter o dióxido de carbono em oxigênio, melhorando a qualidade da água. Mas adicionar plantas a um tanque pode ser perigoso para a saúde de seus peixes se você não tomar as devidas precauções.
Fungo e Doença
As plantas podem transmitir doenças, fungos e bactérias; os infectados trarão organismos indesejáveis com eles para um novo aquário. Mesmo quando eles vêm de uma fonte confiável, você precisa desinfetar as plantas vivas para remover qualquer coisa que possa ser perigosa para os seus peixes antes de adicioná-los ao seu aquário. Para desinfetar uma planta aquática sem a matar, mergulhe-a em permanganato de potássio durante 10 minutos e lave-a com água do aquário condicionada.
Snails
Um caracol ou dois no seu aquário pode ser fofo. Quando aqueles poucos se tornam um punhado, é divertido; mas quando a população de caracóis de repente explode, é um problema. Você pode tê-los mesmo se você não os apresentar propositadamente: Eles se infiltram em seu tanque colocando ovos nas plantas. Se você colocar as plantas no tanque sem remover os ovos, você pode acabar com um tanque cheio de criaturas semelhantes a lesmas. Mate os ovos antes de ancorar, colocando as plantas em um banho de alúmen por dois dias. O banho deve ser composto de 1 para 2 colheres de sopa de alúmen por galão de água.
Algas
As algas vão para o seu aquário, incluindo ou não plantas, mas adicionar plantas que já contêm algas pode sobrecarregar o seu aquário. Se você notar algas nas plantas que pretende introduzir, mergulhe-as em uma solução de água sanitária por cerca de dois minutos e lave-as com água de aquário tratada. A solução de água sanitária deve conter alvejante 1 para água 20.
Quarentena
Se você tiver espaço, coloque as novas plantas em quarentena em um tanque separado por pelo menos três semanas. Em combinação com a desinfecção, isso garante que qualquer organismo causador de doenças nas plantas morra antes de ter a chance de infectar os peixes. Os organismos perecem durante o período de quarentena devido à falta de um hospedeiro, tornando as plantas seguras para o seu peixe.
Condições da Água
Mesmo plantas saudáveis que não carregam nenhuma doença, fungo, bactérias, caracóis ou algas podem causar estragos em seu aquário se você não for cuidadoso. As plantas mudam a química da água, geralmente de forma positiva, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio; mas qualquer mudança repentina pode ser estressante para o seu peixe. Adicione algumas plantas por vez, deixe a água se ajustar por alguns dias e adicione mais algumas. Isso evitará que o seu ecossistema aquático fique sobrecarregado pelas mudanças que as novas plantas causam.




