Osteossarcoma é raro em gatos.
Se seu gatinho está mancando sem explicação, ela precisa visitar seu veterinário. Embora existam várias razões inocentes para dor nas pernas e claudicação, esses sintomas podem significar que seu felino favorito tem câncer nos ossos. Osteossarcoma é um tumor ósseo maligno raro em gatos que requer tratamento rápido para evitar a disseminação.
Os sintomas do osteossarcoma
O sintoma mais comum associado ao osteossarcoma é a claudicação intermitente em um membro. Também pode haver um inchaço duro e / ou uma área dolorosa sobre um dos ossos longos do seu gatinho. Se o osteossarcoma ocorrer em um osso sem peso, como o crânio, pode ser difícil de detectar. Qualquer claudicação sem causa conhecida deve ser investigada para osteossarcoma.
Diagnosticando o tumor
Se seu veterinário suspeitar de um tumor ósseo em seu gato, ele fará radiografias dos ossos e realizará outros testes para procurar evidências de osteossarcoma ou outra condição. Raios-X dos ossos do seu gato podem mostrar a presença de um tumor. E, embora a maioria dos tumores tenha metastatizado antes do diagnóstico, as lesões metastáticas costumam ser muito pequenas para aparecer em raios X, de acordo com os VCA Animal Hospitals. Por esta razão, qualquer gato com um osteossarcoma confirmado é tratado como se o tumor se tivesse espalhado para os pulmões, a localização mais comum para os tumores de osteossarcoma metastático.
Tratamento de osteossarcoma
Como o osteossarcoma é altamente metastático, o que significa que se espalha por todo o corpo, o prognóstico geralmente é muito ruim. Além disso, o câncer geralmente causa dor considerável. O tratamento envolve a amputação do membro afetado para reduzir a dor e prevenir novas metástases. A quimioterapia sistêmica é necessária para o tratamento de metástases à distância, com ou sem tumores adicionais confirmados. Analgésicos e antiinflamatórios não esteróides podem aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida da Kitty.
Cuidados Domiciliários
Tanto o câncer quanto a quimioterapia prescrita para tratá-lo podem causar dor, doença, perda de mobilidade, perda de peso e diminuição da qualidade de vida. Para ajudar seu gato nesse momento difícil, ofereça um suporte nutricional maior para ajudá-la a manter um peso e um nível de energia saudáveis e facilite a locomoção ao instalar rampas nas escadas. Ofereça-lhe um lugar confortável para dormir e comer. A maioria dos gatos que sofreram uma única amputação permanece móvel, mas eles podem estar se movendo mais lentamente. Seja paciente com o seu gato e nunca hesite em pedir ajuda, medicação para dor mais forte ou outra ajuda do seu veterinário.