Presidente Corporativo Descrições E Deveres Do Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Os presidentes são os principais representantes de suas corporações.

Top dog ou big cheese: seja lá como você a chama, ela tem o título e o maior trabalho da corporação: presidente ou CEO. Mas essa posição cobiçada vem com uma responsabilidade incrível. Todo mundo elogia quando a empresa está bem e a culpa quando não está.

qualificações

Você precisa de pelo menos um diploma de bacharel, de preferência na indústria em que você trabalha, como computadores, química ou construção. Você também precisará de um MBA para acompanhar todos os outros executivos de alto escalão em disputa pela sua posição. Mas não espere o escritório de canto confortável só porque você é summa cum laude. Você tem que provar sua inteligência, trabalhando o seu caminho a partir do fundo. Resolva os problemas difíceis e peça que os grandes projetos mereçam as promoções crescentes. Um certificado do Institute of Certified Professional Managers pode ajudar, o que requer educação, experiência e exames.

Habilidades

A capacidade de liderar deve estar no topo da sua lista de habilidades. Subordinados te procuram por motivação e inspiração. Habilidades de gerenciamento de tempo são necessárias porque você precisa conciliar vários tipos de tarefas ao longo do dia, como analisar planos de negócios, encontrar clientes e examinar operações pessoalmente. Você deve ser um bom solucionador de problemas que possa identificar problemas, examinar as opções disponíveis e escolher as melhores soluções. Finalmente, para coletar informações necessárias para tomar decisões, você precisa ouvir ativamente as preocupações e ofertas das pessoas e comunicar claramente o que deseja fazer.

Responsabilidades

O trabalho número um para você é definir algumas metas corporativas sólidas, como aumentar a participação de mercado em X por cento ou aumentar as vendas em Y dólares. Você então tem que criar estratégias e procedimentos para atingir esses objetivos. Você também tem que encontrar maneiras de melhorar os lucros, aumentar a eficiência e cortar custos. Você não vai sozinho. Reúna-se frequentemente com outros gerentes e chefes de departamento para conhecer suas áreas de especialização. Analise suas opções, escolha as melhores e peça à sua equipe administrativa para tomar notas e distribuir sua sabedoria por escrito para o resto da corporação.

Pessoas

Seu trabalho não é sobre o dinheiro, as mercadorias ou a tecnologia. É sobre as pessoas e como você as motiva: clientes, funcionários e investidores. Você deve liderar, persuadir e negociar para tirar o melhor proveito deles, porque seu trabalho depende de seus esforços. Você viajará muito para filiais corporativas, reuniões de investidores e talvez escritórios de jornais, porque mesmo na era dos telefones celulares e e-mail, o seu “olá” cara-a-cara carrega muito peso.