Alimentos naturais fornecem nutrientes benéficos para a saúde da tireóide.
Uma tireóide saudável e feliz contribui para uma vida saudável e feliz. A glândula no pescoço produz hormônios essenciais para o controle positivo da temperatura corporal, humor, digestão, energia e controle de peso. Se sua tireoide estiver sub-ativa, você tem hipotireoidismo. Com hipertireoidismo, sua glândula está super ativa. Uma dieta balanceada baseada em alimentos integrais pode ajudar a garantir a saúde da tireóide, se você já tem uma condição da tireóide ou deseja evitar uma. Para orientação especificada, consulte um nutricionista registrado.
Grãos Integrais
A Universidade de Maryland Medical Center recomenda grãos integrais como alimentos amigáveis à tireóide, a menos que você tenha uma alergia a eles. Eles fornecem quantidades valiosas de vitaminas do complexo B e ferro, que desempenham um papel importante na saúde da tiróide. Como fontes ricas em fibras, os grãos integrais também reduzem os sintomas de hipotireoidismo, como constipação e aumento da fome. Para obter melhores resultados, substitua os alimentos refinados, como pão branco, pretzels e arroz instantâneo, com equivalentes de grãos integrais. Opções nutritivas incluem 100 por cento de pães integrais, pipoca, quinoa e arroz integral.
Peixes de água fria
Peixes de água fria, como salmão, atum voador, sardinha e alabote, são as principais fontes de vitamina D e ácidos graxos ômega-3. Uma deficiência de vitamina D pode causar doenças da tireóide, diz Cheryl Harris, uma nutricionista e escritora do Today's Dietitian, e as pessoas com hipotireoidismo tendem a não ter o nutriente. As gorduras Omega-3 podem ajudar a reduzir a inflamação e aumentar a função imunológica, protegendo-o de doenças associadas às condições da tiróide.
Frutas e vegetais
Enquanto frutas e legumes são importantes para a maioria das pessoas, eles oferecem vantagens excepcionais se você está propenso a problemas de tireóide. Os antioxidantes em frutas e vegetais coloridos podem ajudar a minimizar os sintomas de hipotireoidismo e hipertireoidismo, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O alto teor de água e fibras pode melhorar a saúde digestiva e reduzir a fome excessiva causada por uma tireóide sub-ativa. Particularmente variedades ricas em antioxidantes incluem bagas, tomates, uvas vermelhas, frutas cítricas e mangas. Para fibra larga, escolha feijões, lentilhas, alcachofras, ervilhas e framboesas.
Produtos lácteos com baixo teor de gordura
Os produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite e iogurte, são ricos em vitaminas D e B-12. A vitamina B-12 é outro nutriente crucial para a saúde da tireóide, diz Harris. Bactérias saudáveis chamadas probióticos são encontradas no iogurte com culturas ativas vivas e no kefir, uma bebida semelhante a iogurte, e podem ajudá-lo a manter a saúde digestiva e imunológica. Limite ou evite alimentos com alto teor de gordura, como leite integral e queijo, que contenham gorduras inflamatórias. Se você não tolerar ou consumir produtos lácteos, escolha produtos de soja fortificados para obter benefícios semelhantes.